O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, desembarcou em São Paulo neste sábado (2). Rebelo de Sousa veio para o país para comemorar o centenário do primeiro voo pelo Atlântico feito por Sacadura Cabral e Gago Coutinho.
O presidente português iria ter um almoço com o presidente Jair Bolsonaro (PL) na segunda-feira (4), marcado pelo presidente brasileiro. No entanto, Bolsonaro desmarcou o almoço após saber que Rebelo de Sousa iria se encontrar com o ex-presidente Lula (PT) na Bienal do Livro em São Paulo.
“Não se morre porque um almoço foi cancelado. Não há drama nisso”, afirmou. “Quem convida para almoçar é que decide se quer almoçar ou não”, completou o presidente lusitano.
Rebelo de Sousa minimizou a questão, afirmando que não se trata de algo grave. O presidente pontuou que o Brasil e Portugal possuem várias semelhanças e diferenças. “Na questão da Ucrânia, Brasil e Portugal tiveram posições diferentes. Portugal é aliado da Ucrânia, o Brasil, não. Essa é uma situação pesada. O almoço, não”, ressaltou.
Além de Lula, Rebelo de Sousa deverá se encontra com os ex-presidente Michel Temer e Fernando Henrique Cardoso.