Durante a realização das palestras do evento Brazil Conference, que acontece na Universidade de Harvard e no Massachusetts Institute of Technology (MIT), ambas na cidade de Cambridge, nos Estados Unidos, duas embaixadoras de instituições brasileiras relatam ter sofrido um ataque racista enquanto participavam do encontro. As autoras das ofensas, conforme ressaltaram em discurso, também eram brasileiras.
O relato foi feito no palco do evento no MIT, onde se pronunciou a palestrante Naira Santa Rita, embaixadora do Instituto DuClima, que no dia anterior havia participado de um painel em Harvard junto à embaixadora Marta Melo, do Instituto Sapiência. Na ocasião, elas testemunharam três brasileiras brancas conversando em inglês entre si, uma delas perguntando se “essas negras” possuíam “piolhos entre essas tranças e dreads”, e rindo em seguida. “O que elas não esperavam é que eu falo em inglês”, relembrou.
Confira a íntegra do relato:
Além de narrar os fatos sobre o episódio ocorrido em Harvard, Naira refletiu sobre a constante impunidade em ataques do tipo, além de ressaltar a dificuldade para que mulheres negras possam reagir em situações do tipo. “Se nós as tivéssemos confrontado, teríamos sido vistas como mulheres negras raivosas, escandalosas, e até mesmo vitimistas, porque é assim que nos pintam”, lamentou.
Leia também
Ela também chamou atenção para o fato de não terem sido vítimas de uma ação isolada, mas de um contexto que favorece a impunidade diante de ofensas como as proferidas pelas estudantes brasileiras. “O racismo é meticuloso, e vem se sofisticando cada vez mais, de tal modo que elas se sentiram confortáveis em proferir intencionalmente esses comentários racistas em inglês, acreditando e subestimando que nós não entenderíamos”.
A palestrante aproveitou para questionar se, de fato, o encontro conseguia promover a representatividade proposta. “O quão a comunidade brasileira aqui presente e os demais realmente agem para combater o racismo e efetivamente praticar o anti racismo? O que a gente dialoga nesse espaço nesses dias e nos últimos nove anos [quando ocorreu a primeira edição do evento] é vazio? Quantos negros vocês viram aqui enquanto organizadores da Brazil Conference?”, incluiu entre os questionamentos.
A organização do evento se pronunciou sobre o caso. Segue a seguir a íntegra da nota:
“A Brazil Conference reconhece e reitera seu compromisso contra o racismo em todas as suas formas. Repudiamos veementemente qualquer ato de discriminação racial e não compactuamos com tais comportamentos em nossos eventos.
É fundamental destacar que a Brazil Conference está comprometida em promover um ambiente inclusivo e diverso, onde todas as vozes são respeitadas e valorizadas. Lamentamos profundamente qualquer incidente de racismo que tenha ocorrido durante o evento e estamos tomando medidas para endereçar o acontecido.“