O Governo Federal anunciou o envio, a partir de quarta-feira (2), do primeiro vôo da Força Aérea Brasileira (FAB) na operação para repatriar brasileiros que se encontram no Líbano, país que no momento é alvo de uma operação militar israelense. A aeronave deverá partir do Rio de Janeiro rumo a Beirute, com escala em Lisboa, capital de Portugal. Os horários de saída e chegada ainda não foram confirmados.
Para a operação, será utilizada uma aeronave KC-30, maior modelo no arsenal da FAB, com capacidade de 230 a 240 passageiros. A tripulação contará com uma equipe de apoio à saúde. O Ministério das Relações Exteriores informou que se encontra em elaboração uma lista de pessoas para esse primeiro voo de resgate, mas outros serão realizados enquanto houver necessidade. Cerca de três mil brasileiros já manifestaram formalmente o desejo de retornar ao país.
O Líbano abriga hoje a maior comunidade brasileira no Oriente Médio, com 21 mil habitantes. Dois brasileiros no país, ambos adolescentes, morreram na última semana diante dos bombardeios israelenses. Paralelamente, o Brasil é também o país com maior número de libaneses e descendentes no mundo: as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são de 7 a 10 milhões de pessoas, enquanto o próprio Líbano possui 5,5 milhões de habitantes.