Em resposta à agressão militar da Rússia sobre a Ucrânia, representantes de todos os países da Organização das Nações Unidas (ONU) se reúnem nesta segunda-feira (28) em Assembleia Geral em busca de uma solução para o conflito. O encontro se dá após votação no Conselho de Segurança, em que a Rússia foi a única entre os 15 países membros a votar contra a convocação.
A reunião foi aberta pelo presidente da Assembleia-Geral da ONU, Abdulla Shahid. O diplomata natural das Maldivas defendeu o estabelecimento de um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia, e destacou que a Segunda Guerra Mundial começou justamente diante da inatividade da Liga das Nações (antecessora da ONU) em tomar iniciativa em relação aos conflitos na Europa.
Ucrânia e Rússia estão em guerra desde a última quinta-feira (24). Os dois países também realizam negociações bilaterais, com delegações conversando mediante intermédio do Ministério das Relações Exteriores da Bielorrússia, país vizinho dos dois rivais. Kyiv, capital da Ucrânia, está sob cerco desde sexta-feira (25).