Na manhã desta terça-feira (19), o presidente Lula discursa pela primeira vez em seu terceiro mandato na abertura da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, onde o chefe de Estado do Brasil é tradicionalmente o primeiro a falar. A expectativa é de um discurso pautado na sustentabilidade, principal tópico de suas declarações em fóruns internacionais.
A pauta ambiental é tema de esforço concentrado de Lula e de seus demais ministros para que seja a sua principal marca na política externa. Em oportunidades anteriores, o presidente reivindicou a criação de políticas de distribuição de recursos de países mais ricos para que os mais pobres consigam avançar em projetos e programas de preservação do meio ambiente.
Confira ao vivo
Além de servir como mecanismo para atração de investimentos estrangeiros, a defesa da pauta ambiental por parte do presidente Lula o ajuda a se apresentar ao mundo como contraponto de seu antecessor, Jair Bolsonaro. Nos últimos discursos na ONU, o ex-presidente foi criticado por lideranças de diversos países em função da postura negacionista com relação aos índices de desmatamento no Brasil, perdendo o protagonismo que o país possuía no setor.
O discurso na 78ª Assembleia-Geral da ONU é uma das janelas de oportunidade para que o novo governo consiga recuperar o protagonismo na área ambiental. Com sua viagem à sede da organização em Nova York, também há a expectativa de participação do Brasil no mercado internacional de carbono, com a emissão de títulos verdes na bolsa de valores local. Com isso, o Ministério do Meio Ambiente espera captar até R$ 10 bilhões com esses títulos.
Publicidade