O Cartão da Transparência, projeto do Congresso em Foco e da AKQA, acaba de conquistar sua décima premiação internacional. A iniciativa, que permite a fiscalização dos gastos dos parlamentares pelo celular, foi destacada no Prêmio D&AD 2024, um dos mais prestigiados em criatividade comercial do planeta. Desta vez, foram dois Lápis Amarelos (categorias Design digital/Uso de dados e Digital & Social/Mobile) e um Lápis de Madeira (De impacto/De design) anunciados na quarta-feira (23) em Londres.
Os três Lápis se somam aos seis Leões conquistados pelo Cartão da Transparência no Festival de Cannes, em 2023, e ao World Changing Ideas Awards, concedido na semana passada pela Fast Company, respeitada revista dos Estados Unidos especializada em negócios, tecnologia e design.
Leia também
A D&AD é uma instituição sem fins lucrativos criada para estimular, capacitar e premiar a excelência criativa em design e publicidade.
“Todos os anos, o D&AD Awards reúne o melhor trabalho criativo do mundo de todas as disciplinas de design comercial, publicidade, produção e artesanato para serem julgados por mais de 300 líderes criativos, profissionais e inovadores globais”, destaca a página da instituição na internet.
“Ao conquistar um D&AD Pencil, o seu trabalho ganhará exposição para um público de milhões nas indústrias criativas em todo o mundo por meio da cobertura da imprensa internacional, exposições, promoção no site da D&AD, plataformas sociais e boletins informativos, e a oportunidade de ser destaque no conteúdo da D&AD desempacotando a excelência criativa dentro do D&AD Annual.”
O prêmio da D&AD também contribui para o meio ambiente. Os três Lápis conquistados pelo Cartão da Transparência resultarão na plantação de 12 árvores. Isso porque a D&AD, em parceria com a Everclime, plantarão sementes de quatro árvores para cada prêmio distribuído. Elas serão semeadas na Austrália, em área devastada por incêndios florestais e inundações entre 2019 e 2020.
Lançado em setembro de 2022, o Cartão da Transparência permite ao usuário acompanhar em tempo real, em seu celular, o registro de cada gasto efetuado por deputados com a cota para o exercício da atividade parlamentar. O leitor recebe notificações no smartphone no momento em que um parlamentar selecionado pede ressarcimento do valor gasto,
No último dia 14, a Fast Company premiou o Cartão da Transparência na categoria Política. A premiação homenageia as empresas e organizações que estão desenvolvendo soluções criativas em todo o mundo para as questões contemporâneas mais urgentes.
Em dezembro do ano passado, um dos principais veículos de propaganda e marketing do país, a Meio & Mensagem, divulgou o ranking feito a partir de uma enquete com especialistas do setor sobre as melhores campanhas publicitárias de 2023. O Cartão da Transparência foi apontado como uma das cinco melhores campanhas do ano no país.
Antes, em junho, o Cartão já havia recebido seis prêmios na 70ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions. Na ocasião, destacou-se como o projeto brasileiro mais vitorioso do ano em Cannes, na mais importante premiação da publicidade em todo o mundo. Foram duas estatuetas de ouro, três de prata e uma de bronze nas categorias abaixo:
– Leão de Ouro em Digital Craft
– Leão de Ouro em Mobile
– Leão de Prata em Digital Craft
– Leão de Prata em Direct
– Leão de Prata em Creative Data
– Leão de Bronze em Innovation
Para utilizar o recurso, basta acessar cartaodatransparencia.com, selecionar os deputados federais que você quer monitorar e adicionar à sua carteira digital do celular. Remova-os quando quiser. Sempre que um gasto da cota parlamentar desses parlamentares for detectado, você receberá uma notificação.