Desde a última quarta-feira (11), 701 brasileiros que estavam em Israel foram repatriados pelo governo brasileiro na Operação Voltando em Paz. O quarto voo pousou no Rio de Janeiro, nesta manhã, trazendo 207 passageiros. Neste sábado, está prevista a decolagem de mais um avião KC-30 da FAB, em Tel Aviv, em direção ao Brasil.
É grande a expectativa agora pelo resgate de 19 brasileiros que tentam deixar a Faixa de Gaza. O grupo chegou nesta manhã à cidade de Khan Younes, no sul de Gaza, por meio de um ônibus fretado pela Embaixada do Brasil na Palestina. Segundo o embaixador brasileiro na região, Alessandro Candeas, há acordo com autoridades egípcias para que essas pessoas cruzem a fronteira com o Egito e, de lá, possam embarcar com destino ao Brasil. A maioria do grupo é formada por mulheres e crianças e estava abrigada em uma escola. A aeronave VC-2 (Embraer 190) da FAB, utilizada pela Presidência da República, pousou em Roma nessa sexta-feira (13) e aguarda autorização para ir ao Egito buscar os brasileiros.
Leia também
Depois de dar um ultimato que terminava na noite dessa sexta-feira, o governo israelense estendeu esse prazo até as 10h deste sábado, período em que estarão abertas duas estradas para a fuga de moradores do enclave palestino para a região sul. O prazo, no entanto, é considerado insuficiente pelos organismos internacionais.
Três brasileiros morreram vítimas de ataques do Hamas em território israelense: as cariocas Karla Stelzer Mendes, de 42 anos, e Bruna Valeanu, de 24, e o gaúcho Ranani Nidejelski Glazer, também de 24 anos. Mais de 3 mil pessoas morreram na guerra desde o último sábado (7).
O primeiro voo da Operação Voltando em Paz chegou a Brasília na madrugada de quarta-feira, com 211 passageiros. No dia seguinte, outros 214 desembarcaram. Na sexta, mais 69 brasileiros. Está sendo dada prioridade a pessoas que não moram em Israel, idosos e crianças. O governo brasileiro orienta que os cidadãos que possuam passagens aéreas ou condições de adquiri-las embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, 6 mil brasileiros vivem na Palestina e outros 14 mil em Israel. O embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer, explicou que toda a equipe dele está mobilizada 24 horas para garantir que todos os brasileiros que tenham interesse em voltar sejam transportados de volta para o Brasil. A previsão do Itamaraty é de que haja cerca de 15 voos para transportar 2,7 mil brasileiros que manifestaram interesse em retornar. “Todos os que quiserem sair, sairão. Essa é a ordem do presidente Lula”, afirmou Meyer. (Com informações da Agência Brasil)