Os 34 brasileiros na Faixa de Gaza receberam nesta quarta-feira (8) uma mensagem da Embaixada do Brasil na Palestina em que afirma que a saída do território deve acontecer na quinta-feira (9). A mensagem, disparada entre os brasileiros que estão no local aguardando a saída desde o começo da guerra entre Israel e o Hamas, ainda não foi confirmada pelo governo brasileiro.
O governo brasileiro tem tentado há semanas a retirada dos brasileiros do local. Na noite desta terça-feira (8), o senador e líder do governo no Senado Jaques Wagner (PT-BA) disse que a expectativa era que os 34 brasileiros chegassem na quarta-feira ao Brasil, mas, pela mensagem recebida recebida pelo grupo, ainda haverá, no mínimo, mais 24 horas de espera.
Na semana passada, o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou com o ministro de Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, e afirmou que obteve dele a garantia de que os brasileiros poderão cruzar a fronteira. Ainda assim, os brasileiros seguem fora da lista de pessoas autorizadas a deixar Gaza, na fronteira com o Egito.
Leia também
“Eu diria que está pré-hiper confirmado. Como tudo lá é surpresa, só dá para confirmar quando estiverem dentro do avião nacional”, explicou Wagner. “Evidentemente que o chanceler Mauro conversou com o chanceler do Egito e de Israel e todos se comprometeram. Eu acho que agora está batido o martelo que eles saem amanhã”.
Para o senador, a liberação é atribuída ao “bom senso”. Ele salientou, ainda, que “já era para ter deliberado bem antes”. Jacques Wagner destacou também que a demora no resgate dos brasileiros em Gaza já causava certa angústia, uma vez que o país foi um dos primeiros a realizar missões de repatriação, mas ainda lidava com esse entrave diplomático entre Egito e Israel.
“Na verdade já havia até uma angústia do nosso pessoal. Nós [Brasil] já trouxemos bolivianos, argentinos. Sei lá quantas mil pessoas já vieram, que optaram por sair de Israel, que evidentemente é mais fácil do que sair de Gaza. O Egito tinha medo de abrir a tal da porta que poderia ter mais imigrantes para lá. Então, foi toda uma negociação feita pela diplomacia”.
Os 34 brasileiros em Gaza embarcam no Aeroporto do Cairo, a quase 40 quilômetros da região em que estão. Jaques Wagner detalhou a logística do resgate. “[O avião] Tá no Cairo. Quando eles estiverem saindo, eles decolam no Cairo. Param no aeroporto a 30, 40 quilômetros da porta, onde eles saem. Vão ser transportados de ônibus e lá eles embarcam no avião”.