Pesquisa do Instituto Ipsos mostra que o Brasil tem uma visão mais confiante e mais otimista a respeito da inteligência artificial do que a média mundial. Segundo o levantamento “Global Views on AI 2023”, cerca de 2 em 3 brasileiros se dizem animados com produtos e serviços usando a tecnologia. Aproximadamente o mesmo número considera que o uso da IA trará produtos com mais benefícios que desvantagens.
A pesquisa indica um retrato favorável da inteligência artificial no Brasil em comparação à média dos 31 países investigados (leia aqui resultados mais detalhados, com dados de países selecionados):
- 74% dos brasileiros entrevistados considera ter um bom entendimento do que é e como funciona a inteligência artificial. No conjunto total dos países, é de 67%;
- no Brasil, 64% acham que produtos que usam a IA tem mais vantagens do que desvantagens com isso. A média geral é de 54%;
- 66% dos brasileiros se dizem animados com a inteligência artificial, ante 54% no mundo;
- 66% confiam que a IA não vai discriminar grupos de pessoas, enquanto 56% confiam que as empresas que fazem uso da tecnologia vão proteger seus dados pessoais. Globalmente, estas taxas são de 56% e 50%, respectivamente.
Para elaborar o levantamento, a Ipsos entrevistou 22.816 pessoas em 31 países. No Brasil, foram 1.000 entrevistados.