O presidente recém-eleito pelo Chile, Gabriel Boric, reagiu aos comentários do presidente Jair Bolsonaro e de seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), sobre sua vitória. O presidente brasileiro foi o último dos presidentes dos principais países da América Latina a se pronunciar sobre a eleição no Chile.
Em sua live semanal, na quinta-feira (23), Bolsonaro disse que havia determinado ao Ministério das Relações Exteriores felicitar “o tal Boric”, após quatro dias de silêncio vitória da esquerda na disputa chilena. Nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro, filho 02 do presidente, comparou Boric aos presidentes venezuelanos Hugo Chávez e Nicolás Maduro.
🇨🇱 Permitam-me não opinar, mas apenas relatar alguns fatos sobre Gabriel Boric, 35 anos, para que conheçamos melhor o presidente eleito do Chile.
Desde o ensino médio,1999, milita como líder estudantil. Abandonou a faculdade de Direito para “dedicar-se à política”.
PublicidadeLeia também
PublicidadeSegue👇 pic.twitter.com/Q0fwcd7Yaf
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) December 22, 2021
Publicidade
Questionado sobre as declarações de Jair e Eduardo, Boric respondeu: “Não havia visto, vamos analisar depois. Não farei declarações destemperadas. Creio que em políticas de Estado é preciso ser um pouco mais cuidadoso. Claramente somos muito diferentes”.
Gabriel Boric, de 35 anos, venceu as eleições chilenas no último domingo (19). Ele foi eleito com 55,1% dos votos e superou o opositor da extrema-direita, José Antônio Kast, com 44,82% dos votos no país. O adversário de Boric era apoiado por Bolsonaro e sua família.