A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Bia Kicis (PSL-DF), postou uma foto ao lado de Beatrix Von Storch, uma das líderes do partido de extrema-direita alemão “Alternativa para a Alemanha” (Alternative für Deutschland, ou AfD em alemão). A legenda alemã, considerada como uma representação de caráter neonazista, foi fundada em 2013 e tem a terceira maior bancada do Bundestag, o parlamento federal alemão.
Kicis disse que a foto representa “conservadores do mundo se unindo para defender valores cristãos e a família.”
Hj recebi a deputada Beatrix von Storch,do Partido Alternativa para Alemanha,o maior partido conservador daquele país.Conservadores do mundo se unindo p/ defender valores cristãos e a família.Conservatives over the word gathering together to stand for family and christian values pic.twitter.com/4I1JLotb6f
— Bia Kicis (@Biakicis) July 22, 2021
O AfD já é considerado, pelo governo alemão, uma possível ameaça extremista no país. Isso fez com que o governo nacional, capitaneado pela chanceler Angela Merkel, a colocar o serviço secreto alemão a investigar uma ala do partido e seus membros. O partido, como um todo, é o mais conservador do país, e defende uma visão nacionalista apartada do conceito da União Europeia, do qual a Alemanha faz parte.
A própria deputada Von Storch já protagonizou momentos controversos em sua carreira. Em 2017, depois de o AfD conseguir mais de 90 cadeiras no parlamento alemão (que tem 709), Beatriz foi entrevistada pela BBC, e defendeu uma visão contrária ao islamismo no país. “O Islã não pertence à Alemanha”, declarou a deputada em um programa da emissora. “Somos favoráveis à liberdade de religião, claro, mas o Islã está requerendo poder político, e é isso que estamos negando.”
> Braga Netto ameaça golpe em meio a denúncias de militares pela CPI da Covid
> “Emparedados”, parlamentares do PSL podem encontrar porta fechada no PP