O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o requerimento do ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, solicitando uma série de dados relativos ao funcionamento das urnas eletrônicas em 2014 e 2018. De acordo com o ministro Edson Fachin, o prazo legal para o atendimento das solicitações já expirou, além de se tratarem em grande parte de demandas que precisam ser atendidas apenas in loco.
Paulo Sérgio Nogueira também solicitou acesso aos boletins das urnas nos dois pleitos citados, afirmando se tratar de uma demanda “urgentíssima” e cuja falta poderia comprometer os trabalhos da equipe das Forças Armadas que atuam na fiscalização das eleições. Esses dados, porém, já se encontram disponíveis ao público no Portal da Transparência do TSE, que encaminhou o link de acesso.
A resposta do TSE foi encaminhada uma semana depois das Forças Armadas começarem a análise do código-fonte das urnas eletrônicas. Ao longo desse período, o tribunal solicitou a remoção do coronel Ricardo Sant’Anna do grupo de militares encarregados de fazer a fiscalização do pleito, após este utilizar suas redes sociais para divulgar desinformação sobre as urnas.
Leia também