O PT acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao identificar três outdoors com mensagens de repúdio ao pré-candidato Lula em três estados diferentes. As peças de campanha foram localizadas no Mato Grosso, Maranhão e Minas Gerais e tiveram financiadores privados. O uso de outdoors para propaganda eleitoral é vedado desde 2019 pela justiça eleitoral.
As mensagens contidas nos outdoors possuem frases de caráter difamatório ao ex-presidente. Em Rondonópolis (MT), a placa apresenta uma foto de Lula com os dizeres “Aqui esse bandido é reconhecido como ‘O Traidor da Pátria” Fora… Maldito!”. Em Divinópolis (MG), outro retrato do candidato, desta vez escrito: “Nós aqui odiamos este ladrão comunista. Fora maldito”.
O outdoor em Rondonópolis ainda resultou em uma denúncia do partido à Polícia Civil do Mato Grosso para que se investigue os possíveis crimes de injúria, difamação, ameaça e organização criminosa. Os outdoors nesse município foram contratados por um grupo político organizado, o Movimento Conservador de Rondonópolis, que chegou a admitir o financiamento em suas redes sociais. Além de pedir ao TSE a retirada dos outdoors e a responsabilização dos contratantes, o PT incluiu a retirada das publicações em redes sociais voltadas para o impulsionamento das peças.
Leia também
“O teor das mensagens propagandeadas representa uma violação aos direitos de personalidade de Luiz Inácio Lula da Silva, com dizeres ofensivos. Isto é, em nada contribui com o debate eleitoral, restringindo-se apenas ao campo das ofensas e disseminando o discurso de ódio que representa uma verdadeira ameaça à democracia”, declararam os signatários do pedido, os advogados Eugênio Aragão e Cristiano Zanin.