Após divulgação da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de proibir manifestações políticas por artistas durante o festival de música Lollapalooza, atendendo ao pedido do Partido Liberal, políticos e famosos usaram as redes sociais para criticar a posição do tribunal a favor do partido do presidente Jair Bolsonaro.
A cantora número 1 do ranking mundial das músicas mais ouvidas no Spotify, Anitta, reforçou o coro contra decisão do TSE e postou no seu Twitter um “fora Bolsonaro”. Na postagem, a musa ainda questionou a validade da medida: “Essa lei vale fora do país? Pq meus festivais são só internacionais”.
50 mil? Poxa… menos uma bolsa. FORA BOLSONAROOOOO. Essa lei vale fora do país? Pq meus festivais são só internacionais. 🤷🏽♀️
— Anitta (@Anitta) March 27, 2022
Publicidade
Leia também
O cantor Fernando Badauí, do CPM 22, também considerou a atitude do tribunal como “mais um ataque à democracia”. Em seu post, Badauí destacou que “o povo brasileiro jamais deve ser censurado novamente”.
PublicidadeMais um ataque à democracia. Em outubro temos que mandar essa corja de volta pra lata do lixo da história desse país!! O povo brasileiro jamais deve ser censurado novamente!!
— Fernando Badaui 🗣️💨 (@fbadaui) March 27, 2022
Já o influenciador digital, Felipe Neto, se colocou à disposição dos artistas que vão se apresentar no festival. Caso queiram se posicionar politicamente, Neto garantiu apoio. “Nosso movimento Cala Boca Já Morreu se dispõe a ajudá-los com a defesa. Se alguém for condenado e precisar, eu ajudo a pagar essa multa ilegal. Enfrentem!”, incentivou.
https://twitter.com/felipeneto/status/1508133054405087238
Políticos
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) questionou: “Por acaso o fato abaixo não caracterizaria campanha antecipada e ofensa à democracia?”, se referindo ao evento promovido pelo Partido Liberal, que reuniu, em clima de campanha eleitoral, o presidente da República e líderes partidários, na manhã deste domingo (27), em Brasília.
“Caríssimo Ministro Raul Araújo do TSE, por acaso o fato abaixo não caracterizaria campanha antecipada e ofensa à democracia? Ou o martelo do julgamento só pesa contra as manifestações do Lollapalooza?”
Caríssimo Ministro Raul Araújo do TSE, por acaso o fato abaixo não caracterizaria campanha antecipada e ofensa à democracia? Ou o martelo do julgamento só pesa contra as manifestações do Lollapalooza?
Em evento, Bolsonaro elogia Ustra e diz que https://t.co/DKzo2MeLPN
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) March 27, 2022
O deputado federal, Marcelo Freixo (PSDB-RJ), anunciou nas suas redes sociais que se está se movimentando para derrubar a ação que proíbe os protestos no Lollapalooza. “Eu articulei, junto com Marcelo D2, e o advogado Kakay, uma ação para derrubar a decisão do TSE que tenta impedir a manifestação política de artistas no Lollapalooza”, escreveu. Kakay é o apelido do advogado Antonio Carlos de Almeida Castro.
Eu articulei, junto com @Marcelodedois e o advogado Kakay, uma ação para derrubar a decisão do TSE que tenta impedir a manifestação política de artistas no @LollapaloozaBr. A liberdade de expressão é direito garantido pela Constituição.#LollaLivrehttps://t.co/gs6L0SKUhg
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) March 27, 2022
As últimas apresentações do festival de música ocorrem, neste domingo (27), no autódromo de Interlagos, Zona Sul da capital paulista.