O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, fez um pronunciamento na tarde desta segunda-feira (2) ao abrir os trabalhos na volta do Judiciário e disse que o momento é de fortalecer e não de deslegitimar a confiança da sociedade nas instituições. Sem citar nomes, Fux afirmou que o Judiciário precisa “vislumbrar o momento adequado para erguer a voz diante de eventuais ameaças”.
Em uma fala que chega no rastro de ataques do presidente Jair Bolsonaro a ministros da corte e ao processo eleitoral brasileiro, coube a Fux fazer uma defesa do processo democrático.
“A democracia nos liberta do obscurantismo, da intolerância e da inverdade, permitindo que possamos exercer, em plenitude, nossa dignidade e nossas capacidades humanas”, disse. “O regime democrático necessita ser reiteradamente cultivado e reforçado, com civilidade, respeito às instituições.”
Com frequência ao longo do último mês o presidente Bolsonaro investiu em ofensivas, algumas pessoais, ao ministro Luís Roberto Barroso, que preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Barroso foi escolhido como o alvo dos bolsonaristas na questão do voto impresso nas eleições de 2022.
Leia também
Após a fala de Fux os ministros deram início a análise as matérias presentes na pauta que tratam de processos com tema na reforma trabalhista.
> Contratos em hospitais federais do Rio entram na mira da CPI da Covid
> Bolsonaro quer parcelar precatórios para liberar R$ 40 bilhões em ano eleitoral