A juíza Gabriela Hardt assumiu a Operação Lava Jato nessa terça-feira (23), como juíza substituta, ao retornar à 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná no lugar do juiz titular, Eduardo Appio.
O juiz foi afastado da função por decisão do Tribunal Regional da 4ª região (TRF-4) devido à suspeita de acessar um processo com o contato do filho de Marcelo Malucelli, desembargador afastado da operação, e feito uma ligação a ele. A decisão não é definitiva. Appio tem 15 dias para apresentar sua defesa após a notificação.
A juíza Gabriela Hardt chegou a ser juíza da Lava Jato em 2019, quando substituiu o hoje senador Sergio Moro (União Brasil/PR) em processos da operação. Na época, Moro havia deixado a função para assumir o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública no governo de Jair Bolsonaro.
Em 6 de fevereiro daquele ano, Hardt condenou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no processo referente ao sítio de Atibaia. A sentença depois foi anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Em maio desse ano, a juíza determinou a operação da Polícia Federal que investigou as ameaças feitas pela facção criminosa PCC contra Sérgio Moro, que resultou em 9 prisões.