A Justiça eleitoral proibiu Dr. Jhony, candidato do PSB à prefeitura de Campina Grande, de chamar seu adversário no segundo turno, o atual prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil), de “pintinho amarelinho”. Também foi determinada a remoção de um vídeo em que Jhony utilizou esse apelido para se referir ao oponente, sob pena de multa de R$ 10 mil.
Em vídeo da campanha do candidato do PSB, um ator representa uma criança com peruca amarela, que diz: “Mamãe, mamãe. Estão me chamando de pintinho amarelinho”. A mãe, interpretada por outra atriz, responde: “Ô, meu pintinho lindo, não ligue não. É inveja desse povo, porque eles não são lindos e ricos como você”.
A defesa do prefeito argumentou que o material tinha a “claríssima finalidade” de ferir sua honra e retratar Cunha Lima como uma “criança mimada”. “É essencial que este juízo proíba a divulgação de qualquer propaganda eleitoral que atinja a honra do candidato, rotulando-o de ‘pintinho amarelinho’”, sustentou a defesa.
Na última quinta-feira (24), a juíza eleitoral Daniela Falcão concordou, destacando um abuso na liberdade de expressão. “É evidente a tentativa de ridicularizar a figura do candidato, não se tratando de mera liberdade de expressão e pensamento que seriam apropriados em discursos políticos.” O caso foi publicado em primeira mão pelo colunista Guilherme Amado, no Metrópoles.
Leia também
A disputa entre os candidatos tem sido marcada por troca de acusações. Segundo a última pesquisa da Real Time Big Data, divulgada no dia 22, ambos estão empatados tecnicamente. Bruno Lima tem 48% e Dr Jhony, 42%, de acordo com o levantamento. A margem de erro é de três pontos percentuais. A pesquisa foi contratada pela Record TV e pelo portal R7. O levantamento ouviu 1 mil eleitores com mais de 16 anos entre 19 e 21 de outubro. Está registrada na Justiça eleitoral sob o número PB-03761/2024.
Bruno Cunha Lima, atual prefeito e membro de uma longa tradição política em Campina Grande, pertence a uma linhagem que começou com seu avô Ronaldo Cunha Lima, em 1983. Ele é filho do ex-senador e ex-governador Cassio Cunha Lima e irmão do ex-deputado Pedro Cunha Lima. Já Dr. Jhony Bezerra busca fortalecer uma aliança progressista, contando com o apoio do governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), de quem foi secretário de Saúde.
Campina Grande tem quase 300 mil eleitores.