O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou nesta quinta-feira (24) a nova prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), que é réu na corte por promover atos contra a democracia.
Em sua decisão, Alexandre de Moraes apontou que Daniel Silveira violou mais de 30 vezes as regras da prisão domiciliar que o deputado está cumprindo desde o início do ano. Em um dos momentos, Daniel teria sumido dos radares do monitoramento por três horas, sem recarregar a tornozeleira que tem de portar 24 horas por dia. O deputado ainda deixou de pagar fiança estipulada em R$ 100 mil.
Veja a íntegra da decisão:
O ministro do STF concluiu que a atitude do deputado seria um exemplo de desprezo pela Justiça. “Está largamente demonstrada, diante das repetidas violações ao monitoramento eletrônico imposto, a inadequação da medida cautelar em cessar o periculum libertatis [perigo de liberdade] do denunciado, o que indica a necessidade de restabelecimento da prisão, não sendo vislumbradas, por ora, outras medidas aptas a cumprir sua função”, escreveu o ministro.
Leia também
Foi Moraes que, durante o Carnaval de 2021, ordenou a prisão em flagrante do deputado carioca, um dos mais próximos da base do bolsonarismo, após um vídeo seu pregar o fechamento da própria suprema corte, assim como fazer expressa apologia ao Ato Institucional nº 5 (AI-5), que representa o auge da repressão pela ditadura militar no Brasil. Apesar de já ter afirmado posteriormente que falou por impulso e que se arrependeu do ato, Silveira teve sua prisão mantida pelos deputados da Câmara, e vê um processo contra si caminhar no Conselho de Ética da Casa.
PublicidadeApós ser transferido para a prisão domiciliar, Silveira – que ainda é parlamentar com mandato – virou réu no STF pelo mesmo motivo, mas relativo a vídeos anteriores de sua autoria.
> Luis Miranda pede prisão de Onyx e Elcio Franco à CPI
> OPINIÃO: Militares, empresários e políticos conspiram para tirar Bolsonaro das eleições
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.