André Spigariol, especial para o Congresso em Foco*
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta terça-feira (2) que devolveu o passaporte do hoje deputado Aécio Neves (PSDB-MG), recolhido em 2017 pela corte na Ação Cautelar 4327, que levou ao afastamento do mandato do então senador, na esteira do escândalo da JBS. A restituição do documento cumpre decisão do relator do caso, ministro Marco Aurélio Mello, que suspendeu a medida em 2017, após votação do Senado que reconduziu Aécio ao mandato.
Em nota, a assessoria do deputado mineiro afirmou que, apesar de o documento estar liberado desde 2017, seus advogados decidiram retirá-lo apenas no último 20 de março, um dia antes da prisão do ex-presidente Michel Temer e do ex-ministro Moreira Franco (MDB).
Questionada, a defesa de Aécio declarou ao Congresso em Foco que não há nenhuma razão específica para a demora na retirada do passaporte e que esta foi apenas uma decisão dos advogados do caso. No processo, o deputado é representado por Alberto Zacharias Toron. Nesse período, na prática, ele ficou impedido de voar para o exterior.
Leia também
No mês passado a Primeira Turma do Supremo determinou o bloqueio de R$ 1,7 milhão em bens de Aécio de sua irmã, Andrea Neves, no processo que ambos respondem no caso JBS, alvo da Operação Lava Jato.
Relembre o caso
Em março de 2017, Aécio se envolveu no escândalo da JBS quando ainda era presidente nacional do PSDB. O senador foi gravado pedindo R$ 2 milhões ao dono do frigorífico, Joesley Batista. Em um dos áudios do diálogo, repleto de xingamentos, o tucano justifica que precisava pagar despesas com sua defesa na Operação Lava Jato e que por isso pediu o dinheiro.
Denunciado por corrupção passiva e obstrução de Justiça, o senador foi acusado de pedir e receber esse valor como propina de Joesley, que virou delator da JBS e chegou a ser preso por violar os termos de sua delação premiada. Em maio daquele ano, Aécio foi afastado de seu mandato por uma liminar do ministro Edson Fachin, mas a medida foi derrubada posteriormente por Marco Aurélio, em junho.
Em setembro de 2017, a Primeira Turma do STF, decidiu por três votos a dois, afastar novamente Aécio do mandato. O colegiado também negou, por unanimidade, a prisão do parlamentar mineiro. Mesmo tendo negado a reclusão, os ministros impuseram recolhimento noturno a Aécio e determinaram a apreensão de seu passaporte.
Cerca de um mês depois, o Senado decidiu, por 44 votos a 26, reconduzir o senador mineiro ao seu mandato, revertendo a decisão da Primeira Turma do STF.
Embora tenha conseguido se reeleger, melhor prevenir do que remediar, né? Quando viu Temer indo em cana e Paulo Preto (PSDB) no xilindró, logo bateu uma saudade do passaporte. Coincidência?
O eleitor mineiro teve a grande chance de ” DESBLINDAR ” esse tucano PODRE mas não o fez.Elegeram-no deputado federal..Como é sabido, ” parlamentares são protegidos por seus pares, de passados e presentes sujos…Depois das gravações, onde ele usa termos não só chulos como de BANDIDOS DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA E DEPOIS APARECE CHORAMINGANDO DIZENDO QUE O DINHEIRO ERA EMPRÉSTIMO PARA REFORMAR A CASA DA ” MÃEZINHA DELE “, TIVE A CERTEZA DE QUE NÃO SÓ O MOLUSCO, CUNHA, TEMER E OUTROS CALHORDAS TEM QUE SER VARRIDOS DO PAÍS, SEREM PRESOS E DEVOLVEREM “DEBAIXO DE ” VARA “, COMO SE DIZ NO JARGÃO FORENSE ” (SEQUESTRO E BLOQUEIO DE TODOS OS ATIVOS )TODOS OS BENS, PRESENTES, FUTUROS, DIREITOS SOBRE ESTES BENS, QUE ESTÃO NO PAÍS E FORA DELE, EM NOME PRÓPRIO E DE LARANJAS. A corda dele vai começar a apertar quando o Paulo Preto, ” caixa e arrecadador de propinas do PSDB ” começar a falar…Aí que eu quero ver.NO MESMO PACOTE, IRÃO ALCKMIN, SERRA E OUTROS PATIFES…ASSIM ESPERO…Não sou petista, mdbista, psdbista ou de qualquer outro partido. SOU BRASILEIRO E PATRIOTA…CHEGA DE SUSTENTAR ESSES PILANTRAS. CHEGA DE FICAR ASSISTINDO A JULGAMENTOS DO STF COM A MESMA NHANNHARELA DE SEMPRE PARA DEPOIS DEVOLVEREM O PASSAPORTE, TIRAR DA CADEIA E DEPOIS ARQUIVAR…BRASIL PASSADO A LIMPO…
Vem aí, Aécio Neves, livre, leve e solto…, é muito bom, ter amizades nas altas esferas do Judiciário…, rouba-se muito e não fica preso…, traidores do naipe desse mineiro estão ainda com a bola toda…, enquanto isso, o pacote anticorrupção do Sr. Ministro Sérgio Moro é descaracterizado e engavetado na câmara dos deputados. O Brasil não deu certo…!!!
Aécio, blindado por seu amigão Mouro.
Pode pintar e bordar de boa que nada lhe acontece.
esta provado que Lula é perseguido politico, Paulo Preto confessou contas na Suição de 273 milhões de dolares… e por ai vai
Se um engenheiro chamado “Paulo Preto” tem 170 MILHÕES de reais em conta na Suiça…Imaginem quanto deverá ter Aécio Neves e sua irmã?!
Por que não acredito na Justiça brasileira?
Porque vi o chefe dos empreiteiros da usina de Jirau, falar na Globo News que deu para o Aécio Neves 50 milhomi de propina.
Dali uns dias o vídeo tinha saído da globo news.
E até hoje nada.
Justiça aqui é pra uns e não pra outros.
Tenho vergonha de ser brasileiro, presidente inculto, embaixador inculto, ministros incompetentes. Tenho vergonha.
Aécio Nóia não precisa de passaporte para “viajar”, se é que você me entende…
Milhões de pessoas votaram neste cidadão mesmo sabendo que ele era corrupto. São as mesmas pessoas que colocaram BOSTAnaro no poder e que agora veem o trabalhador brasileiro perder direitos trabalhistas, a aposentadoria se tornar algo praticamente inalcançável para boa parte da população, e o Brasil feito cão mandado dos EUA, com a conivência do nosso brioso exército.
A boquinha é tão boa,que mtos estão mamando a anos.Se essa turma pegar um câncer.Eles derrubam a doença….
“a culpa não é minha eu votei no Aécio”, rs
Aécio Neves lascou de ganhar dinheiro em propina da J.B.S.
Seu processo tá parado.
Por ser ficha suja não poderia ser eleito. Mas deram um jeitinho.
Então quer dizer que esse bandido, se livrou mesmo de todas as acusações! Quer dizer que no caso dele, o crime compensa! Eta país de frouxos!!!
Já diz o ditado: tucano preso, só em zoológico.
Fico impressionado como os tucanos são blindados
Ou ele pode fazer como o ônix: reconhece o erro, pede desculpa a tio moro, e aí tá sussa!!
Essa murrinha vai preso quando?
Já diz o velho ditado: tucano preso, só em zoológico.
Praticamente toda a alta cúpula do PSDB está envolvida em casos de corrupção, mas ninguém vai às ruas fazer apitação, panelaço ou cagaço.