O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a prisão de dois influencers bolsonaristas: Oswaldo Eustáquio e Bismark Fugazza. A dupla é ligada ao canal Hipócritas no Youtube e tem incentivado um golpe militar contra a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a decisão do ministro é desde a semana passada. A Polícia Federal (PF) procura a dupla que apoia o presidente Jair Bolsonaro (PL). Eustáquio já chegou a ser preso pela PF em 2020, também por determinação de Alexandre de Moraes. Na época, ele apoiou os atos antidemocráticos daquele ano.
De acordo com o jornal, Eustáquio tem descumprido as condições impostas para sua liberdade. Ele afirmou, em vídeo publicado na última semana, que havia protocolado uma denúncia contra Alexandre de Moraes na Corte da Interamericana dos Direitos Humanos (IDH).
Leia também
Já Bismark, a prisão é pelo que tem feito ostensivamente em favor dos atos golpistas. Entre os atos, estão o bloqueio de estradas em todas as regiões do país, além dos acampamentos golpistas em frente a unidades das Forças Armadas.