O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ordenou o cancelamento do passaporte do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que vive nos Estados Unidos.
Segundo a coluna do jornalista Rodrigo Rangel, do portal Metrópoles, a decisão foi comunicada ao Itamaraty e informada para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos nesta segunda-feira (21).
Alexandre de Moraes também determinou que o cancelamento do passaporte seja incluído no Módulo Alerta e Restrição (MAR), do Sistema de Tráfego Internacional. O objetivo dessa ordem é que o blogueiro aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL) não consiga se locomover para outros países a partir dos Estados Unidos.
Allan dos Santos é investigado em dois inquéritos do STF. O primeiro é sobre a disseminação de notícias falsas. O segundo é por envolvimento em milícias digitais criadas para atacar as instituições democráticas. Em outubro de 2021, Alexandre de Moraes ordenou a prisão do blogueiro e pediu providências do governo Bolsonaro para que ele pudesse ser extraditado.
Leia também
Com a nova decisão de Alexandre de Moraes, Allan dos Santos fica sem documentos nos Estados Unidos, piorando sua situação no país.