O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou requerimento nesta quinta-feira (30) para que o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, compareça na Comissão Representativa do Congresso Nacional para explicar por que o governo recusou a ajuda da República Argentina para o combate das enchentes na Bahia, que já mataram 24 pessoas.
Leia a íntegra do requerimento:
Em seu pedido, Randolfe indicou que o Congresso Nacional não poderia se manter inerte em relação à própria incapacidade do governo federal de ajudar a Bahia.
Ontem, o governador do estado, Rui Costa (PT), disse que o estado aguardava a autorização do MRE para receber os donativos do governo de Alberto Fernández: Buenos Aires indicou que poderia enviar, imediatamente, uma missão humanitária ao país com dez profissionais especializados nas áreas de água e saneamento, logística e apoio psicossocial para vítimas de desastres, comprimidos para potabilização de água, entre outras medidas. A autorização, no entanto, foi freada pelo governo de Jair Bolsonaro – que tem a palavra final sobre a relação com estados estrangeiros e sobre a autorização de entrada destas forças no país.
Leia também
Meu agradecimento ao governo argentino pela oferta de ajuda humanitária às vítimas das enchentes na Bahia, em especial ao embaixador Daniel Scioli, ao cônsul-geral na Bahia, Pablo Virasoro, e à presidente da comissão nacional dos Capacetes Brancos, a embaixadora Sabina Frederic.
— Rui Costa (@costa_rui) December 29, 2021
O presidente Jair Bolsonaro se recusa a sair de suas férias em Santa Catarina para tratar do tema, relegando aos ministros o controle da situação. A inação mantém há dias a hashtag “#BolsonaroVagabundo” como o assunto mais comentado do Twitter.
Como o Congresso Nacional está em recesso, o pedido sobre o caso da Bahia não deve ter muitos efeitos práticos, já que uma deliberação dos parlamentares só deverá ocorrer após fevereiro.