O secretário nacional da pesca, Jorge Seif Júnior, entregou ao presidente Jair Bolsonaro o prêmio de “maior pescador de traíras do Brasil”. A “premiação”, feita em tom de deboche, foi realizada na noite desta segunda-feira (21) no Palácio da Alvorada, onde ocorreu uma festa de comemoração ao aniversário do presidente, que completa 67 anos.
A escolha do nome do peixe não foi por acaso: o intuito do secretário era fazer referência aos ex-aliados do presidente, que abriram mão de apoiar o seu governo na medida em que criaram desavenças com suas decisões. A lista não é curta: desde o primeiro ano de mandato, Bolsonaro já perdeu o apoio de ministros de governo que comandavam pastas sensíveis, bem como movimentos políticos e partidos que passaram a se opor abertamente ao seu mandato.
A lista conta inclusive com a liderança de seu partido de origem, o PSL (atual União Brasil), com quem as desavenças resultaram na desfiliação de Bolsonaro em novembro de 2019. O presidente também perdeu o apoio do Movimento Brasil Livre, que prestou apoio à sua campanha em 2018, e da bancada do Novo na Câmara dos Deputados, que se declarou como uma via de oposição em março de 2021.
Leia também
Confira a seguir o vídeo de Bolsonaro com Jorge Seif: