A Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) publicou a imagem de homem armado para celebrar o Dia do Agricultor em suas redes sociais.
👨🏻🌾 Hoje homenageamos os agricultores brasileiros, trabalhadores que não pararam durante a crise da Covid-19 e garantiram a comida na mesa de milhões de pessoas no Brasil e ao redor do mundo. pic.twitter.com/oNf2FLRj5k
— SecomVc (@secomvc) July 28, 2021
No tuíte, a Secretaria diz que o governo “conseguiu reduzir a invasão de terras e está melhorando a infraestrutura das estradas, o que reduz os custos de transporte dos alimentos. Além disso, o Presidente Jair Bolsonaro estendeu a posse de arma do proprietário rural a toda a sua propriedade.”
Ainda pelas redes sociais, as pessoas apontaram que ao procurar a imagem utilizada pela Secretaria no Google, ela faz referência a um caçador e não a um agricultor:
PublicidadeSilhueta de caçador carregando espingarda no ombro e observandohttps://t.co/905D3wKQvf pic.twitter.com/ttZjMkYKJw
— Marcelo Oliveira (@Capyvara) July 28, 2021
Até o google sabe que isso não é um agricultor pic.twitter.com/N6yAlGvutt
— Marcelo Oliveira (@Capyvara) July 28, 2021
O tom da publicação é distinto do Ministério da Agricultura:
👨🏼🌾 Hoje (28) comemoramos o dia do profissional que cultiva a terra e produz os alimentos que chegam às mesas dos brasileiros e das pessoas do mundo todo.
🌱 Neste dia especial, também comemoramos os 161 anos do #MapaBrasil, que trabalha para impulsionar o crescimento do #Agro. pic.twitter.com/5ckeGxQKs5
— Ministério da Agricultura (@Mapa_Brasil) July 28, 2021
“Hoje (28) comemoramos o dia do profissional que cultiva a terra e produz os alimentos que chegam às mesas dos brasileiros e das pessoas do mundo todo. Neste dia especial, também comemoramos os 161 anos do #MapaBrasil, que trabalha para impulsionar o crescimento do #Agro“, diz a pasta.
Já a ministra Tereza Cristina usou suas redes sociais para dizer que se reuniu com diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Qu Dongyu, para apresentar um documento sobre a visão da agricultura das Américas para os sistemas alimentares. A ministra não fez menção à data.
Apresentei ao diretor-geral da @FAO o documento elaborado pelo @IICAnoticias em conjunto com países do @Consejo_CAS sobre a visão da agricultura das Américas para os sistemas alimentares. É preciso considerar as particularidades das diferentes regiões do mundo nesse debate. #agro pic.twitter.com/jFgYoAn7nY
— Tereza Cristina (@TerezaCrisMS) July 28, 2021
> Bolsonaro nomeia Ciro para Casa Civil e dá Ministério do Trabalho para Onyx