Em articulação para ser eleito presidente do Senado pela quarta vez , o senador Renan Calheiros (MDB-AL) se move nos bastidores para que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, decida por manter a votação secreta para o comando da Casa.
Segundo fontes ouvidas pelo Congresso em Foco em condição de anonimato, o alagoano está em Brasília e tem feito forte pressão – inclusive por meio de terceiros – para que Toffoli reveja a posição do ministro Marco Aurélio, que determinou a abertura da votação. Nesse caso, todos saberão como cada senador votou.
A avaliação é de que, caso a votação seja fechada, pelo menos outros seis senadores poderão negociar apoio a Renan por baixo dos panos. Já a votação aberta, por esse mesmo raciocínio, criará constrangimentos a apoiadores do ex-presidente do Senado e poderá tirar votos dele. O emedebista é alvo de 13 inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF), quase todos relacionados às investigações da Operação Lava Jato.
Toffoli é o responsável pelas decisões durante o período do recesso forense, que se encerra em fevereiro. Ele deve se posicionar ainda nesta semana, antes que o plantão seja assumido pelo vice-presidente da corte, o ministro Luiz Fux.
Marco Aurélio manda abrir votação para presidente do Senado e contraria Renan
Renan já tem pelo menos cinco adversários na corrida pela presidência do Senado: Tasso Jereissati (PSDB-CE), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Major Olímpio (PSL-SP), Alvaro Dias (Podemos-PR) e Esperidião Amin (PP-SC). Também corre por fora o nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS), que não formalizou sua candidatura ao cargo, mas é vista como nome de consenso entre diversos colegas.
O presidente Jair Bolsonaro é contra a volta de Renan à presidência do Senado. O governo entende que o senador do MDB não é confiável e pode criar problemas em futuras votações de interesse do Planalto. Durante a campanha eleitoral de 2018, ele apoiou a candidatura do petista Fernando Haddad. O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, defende o nome de Alcolumbre. Mas o PSL decidiu lançar Major Olímpio na expectativa de costurar uma aliança para derrotar o emedebista e negociar cargos na Mesa Diretora.
Votação secreta
Em 19 de dezembro, o ministro Marco Aurélio Mello determinou em liminar (decisão provisória) que a votação para a presidência do Senado seja aberta, acrescentando mais um capítulo nas discussões entre Renan e o senador Lasier Martins (PSD-RS). A liminar de Marco Aurélio atendeu a pedido de Lasier contra o sigilo do voto na eleição da Mesa Diretora.
Segundo o Regimento Interno do Senado Federal (RISF), a votação para os cargos da Mesa Diretora é secreta e exige a maioria absoluta dos votos (41 dos 81 senadores). Lasier apresentou também um projeto para modificar o regimento da Casa, que passaria a determinar votação nominal no painel eletrônico.
Em novembro, os dois discutiram por cerca de 20 minutos no plenário do Senado. Na ocasião, Lasier disse a Renan que o tempo do alagoano tinha acabado. Dias depois, já às vésperas do recesso, a troca de farpas continuou, quando Renan afirmou que Lasier “espanca” a Constituição. “É um parlamentar espancando a Constituição ao pedir intervenção de um Poder no seu próprio Poder para constranger colegas”, disse Renan sobre o mandado de segurança apresentado ao Judiciário pelo colega.
O senador gaúcho alega que o sigilo não está previsto na Constituição, mas apenas no regimento interno e que o eleitor tem direito de saber como seus representantes votam.
Eunício defende no STF voto secreto, que favorece a eleição de Renan no Senado
Apenas mais um politiqueiro safado da Região Nordeste, lá está nossa maior reserva de politiqueiros pilantras, é um vagabundo da pior espécie devendo ser enxotado da máquina pública sem a menor piedade. Lugar de politiqueiro safado igual ao renan é apodrecer no xilindró sem a menor piedade e devolver cada centavo que “meteu a mão” indevidamente no dinheiro dos contribuintes além de pesada multa e outra multa para a quadr, digo partido que abriga um verme de esgoto desses!!!.
Quem espancou a constituição foi você ao manter os direitos políticos da Dilma cassada (junto com o execrável, é claro). Presidente do senado ou não presidente, seu caminho em direção a prisão está selado. É questão de tempo.
Creio, que depois da garantia de votação secreta para a Câmara, não restará outra alternativa ao ministro Tofoli…
O povo querendo saber o que faz seus eleitos/as, mas esseas não querem dar satisfação ao povo, dando transparência aos seus posicionamentos.
Eis a democracia a la carte!
Deixa ver se eu entendi direito direito . Se a votação for secreta , o bandidão ganha na certa , mas se a votação for aberta , e todos souberem como cada um votou , ai tem gente que não vai votar nele.
Em primeiro lugar , o Renan é um estrume como já provou diversas vezes na sua vida parlamentar , e não vamos ficar chutando cachorro morto , mas o que causa estranheza são os outros senadores , que com voto aberto , votarão assim e com voto fechado , votarão de outro jeito , pois sabem que devem respostas aos que os elegeram , e votar no cangaceiro , iria queimar o filme. Voce pensou que o Brasil progrediu nestes ultimos anos ? Está ai a prova que o Brasil ainda é um galinheiro , e principalmente no Senado . Se aparecer um maluco , querendo ser ditador do Brasil , e querendo fechar o congresso , na hora de fechar o Senado , eu vou aplaudir pelo motivo acima explicado.
RENAN, O CANGACEIRO CANALHA, DE VOLTA, ELEITO GRACAS AOS ELEITORES IMBECIS, BURROS E IDIOTAS QUE VOTARAM NESSE VERME, PARABENS AOS ELEITORES DE ALAGOAS….
Prezado, esse Calhorda do Renan Canalheiros usa esse gente como massa de manobra, são pessoas humildes, muitas até mesmo miseráveis que são tratadas como Gado por esse maldito que há anos reina absoluta em Alagoas..
Vejam só. Colocar o renanzinho no comando do senado é o mesmo que colocar bode para tomar conta de horta de couve. A OPOSIÇÃO BRASILEIRA E A ESQUERDA FESTIVA A POUCOS MESES DIZIA O MESMO DO PRESIDENTE BOLSONARO QUANTO A ALGUMAS INDICAÇÕES. E AGORA QUER FAZER O MESMO QUANTO AO SENADO. O renanzinho quer é se livrar dos processos em 2nd instância e ter o foro previligiado e só somente só.