Em entrevista durante a diplomação de Luiz Inácio Lula da Silva e de Geraldo Alckmin como presidente e vice-presidente eleitos, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) reafirmou que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), comprometeu-se com Lula a aprovar a PEC da Transição da forma como viesse do Senado. Segundo Randolfe, tal compromisso foi “testemunhado por várias lideranças”.
Depois que o Senado aprovou a PEC na semana passada, começaram a surgir questionamentos na Câmara que apontam para eventuais mudanças no texto e no comportamento de Lira. O líder do governo Bolsonaro, Ricardo Barros (PP-PR), por exemplo, chegou a dizer que seu partido, que é o mesmo de Lira, proporia mudanças. Se o texto for modificado na Câmara, ele terá de voltar para uma nova rodada de votação no Senado, o que pode comprometer a sua aprovação ainda este ano e sua inclusão na proposta de orçamento que será discutida em seguida.
“Esperamos a aprovação da PEC da Transição, para que se possa ter a margem orçamentária necessária para reconstruir o país”, disse Randolfe. “Eu espero que a Câmara dos Deputados cumpra com duas partes. Primeiro, com o compromisso que o presidente Arthur Lira firmou com o presidente eleito de que o texto que viria do Senado seria aprovado. Em segundo lugar, que cumpra a tarefa que tem com a Nação”.
Veja abaixo a entrevista de Randolfe: