A cidade suíça de Davos é o cenário de um dos maiores clássicos da literatura mundial, A Montanha Mágica, de Thomas Mann. E é também o cenário hoje de um dos mais importantes encontros de autoridades para discutir a economia do mundo, o Fórum Econõmico Mundial.
O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, clique AQUI e faça uma degustação gratuita de 30 dias.
No livro de Thomas Mann, Davos é o destino para o qual um homem recorre para tratar, em um sanatório da sua saúde, vitimada pela tuberculose. O livro é de 1912, e naquela época essa era uma das doenças que aterrorizava a população. Hoje, o planeta começa a sair da sombra de outra doença aterrorizante, a covid-19. E é nesse cenário que acontece o Fórum, que ficou interrompido nos últimos dois anos pela pandemia.
Leia também
Em seu primeiro ano de governo, o presidente Jair Bolsonaro chegou a participar do fórum. Agora, quem irá representar o governo brasileiro é o ministro da Economia, Paulo Guedes. O Fórum Econômico Mundial começa nesta segunda-feira (23) e vai até a quinta-feira (26).
De acordo com informações da Agência Brasil, Paulo Guedes tem nesta segunda na cidade suíça um encontro bilateral com o co-presidente da empresa General Atlantic. E, em seguida, participa de um jantar promovido pelo banco BTG Pactual.
Segundo o Ministério da Economia, Guedes deve realizar reuniões para tratar de crescimento sustentável e de parcerias econômicas com a Ásia e o Pacífico, e na América Latina.
Nesta edição, o Brasil, está entre as nações que terão painéis de discussão exclusivos, junto com Indonésia, Arábia Saudita e União Europeia.
Durante o Fórum Econômico Mundial, o governo brasileiro pretende atrair investimentos estrangeiros e destacar experiências nas áreas de segurança energética e alimentar.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também estará em Davos. Um dos assuntos que Queiroga irá tratar é a quebra de patentes de medicamentos usados no tratamento da covid-19.
IBGE divulga o IPCA-15, prévia da inflação
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve divulgar nesta segunda (23) o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado-15 (IPCA-15). O IPCA-15 é uma prévia da inflação.
Na semana passada, o Ministério da Economia, ao divulgar seu Boletim Macro Fiscal, admitiu um aumento na sua previsão de inflação para este ano, que passou de 6,55% para 7,9%. Há uma expectativa de que o IPCA-15 também antecipe agora inflação mais alta.