Imediatamente após a divulgação do protocolo do pedido de impeachment contra o ministro do STF Alexandre de Moraes feito pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido- RJ) nesta sexta (20), deputados federais e senadores foram as redes repercutir a ofensiva do chefe do Executivo contra o membro do Supremo.
O líder da oposição no Senado, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), em seu twitter, pede que Bolsonaro cuide de problemas reais do País.
Bolsonaro, vá procurar o que fazer! Nós estamos com mais de 14 milhões de desempregados, 19 milhões de famintos, inflação descontrolada! Cuide dos problemas reais do país e não fique arranjando mais problemas do que o nosso povo já tem! https://t.co/whqy7FdwqJ
— Randolfe Rodrigues 💉👓 (@randolfeap) August 20, 2021
Já, o líder da oposição na Câmara, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) afirma que o presidente da República agrava a crise política.
O pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes não tem fundamento: é vazio como o gov Bolsonaro que, diante da derrota em 2022, apela a projeto autoritário. Com os ataques à democracia, Bolsonaro agrava a crise política, impedindo que a economia e a vida das pessoas melhorem.
— Alessandro Molon 🇧🇷 (@alessandromolon) August 20, 2021
O vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), opinou longamente sobre o pedido em uma thread, e declara que Bolsonaro corre o risco de ele mesmo estabelecer fundamentos que justifiquem a abertura de um processo de impeachment contra si.
Resta ainda o risco do presidente estabelecer na peça, por suas desencontradas e subjetivas alegações, fundamentos que justifiquem a abertura do seu próprio impeachment. 👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇
— Marcelo Ramos (@marceloramosam) August 20, 2021
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) classificou a atitude de Jair Bolsonaro como um desvario.
Nunca se viu nas democracias um desvario igual ao de Bolsonaro ao propor o impeachment do ministro Alexandre de Moraes. O ataque é a gota d’água para os democratas. Não há diálogo com quem só ambiciona o confronto.Obviamente o pedido não prosperará e tem meu voto antecipado: não.
— Renan Calheiros (@renancalheiros) August 20, 2021
Veja a reação de outros parlamentares:
Bolsonaro, patético e golpista, tentando criar bandeira para sua base, na medida do desastre de seu governo e da sua politica. O Impeachment que a sociedade quer é o dele. Fora Bolsonaro!
— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) August 20, 2021
O pedido de impeachment de Alexandre de Moraes tem pouquíssima chance de ser aprovado. Os ataques ao min. devem-se a sua atuação rigorosa no combate às fake news, q tanto afetam a democracia.O pres tensiona ainda mais as relações e caminha a passos largos p/a ingovernabilidade.
— Eliziane Gama (@elizianegama) August 20, 2021
PATÉTICO! Bolsonaro pede impeachment de Alexandre de Moraes. Um gesto de desespero do miliciano golpista que está na lama até o pescoço
— Ivan Valente (@IvanValente) August 20, 2021
Mas é muito atrevido e cara de pau .Bolsonaro envia pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes ao Senado. Eu quero saber sobre os 140 pedidos seus ? 11 pedidos são meus @jairbolsonaro . @alexandre
— Alexandre Frota 77 (@77_frota) August 20, 2021
Bolsonaro pede o impeachment do ministro Barroso. Vamos cobrar do Arthur Lira que coloque para a apreciação um dos 107 pedidos de impeachment do Bolsonaro.
— Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) August 20, 2021