O anúncio que o presidente da República, Jair Bolsonaro, fará um discurso em cadeia nacional de rádio e televisão às 20h30 desta quarta-feira (2) fez com a hastag #panelaço fosse um dos temas mais comentados no Twitter ao final desta tarde. Minutos após o presidente confirmar o discurso, deputados e senadores da oposição ao governo usaram as redes parar convocar as pessoas a fazerem uma manifestação simbólica nas janelas de casa. Um deles foi o senador Rogério Carvalho (PT-SE):
Bolsonaro retirou dos braços dos brasileiros 130 milhões de vacinas da Pfizer e coronavac em 2020.
Agora, 6 meses depois, vai comemorar a aplicação de 100 milhões de doses que deveriam ser aplicadas em Dezembro do ano passado? Q tipo de deboche aos brasileiros é esse? #panelaço pic.twitter.com/63z4XpbOFi
Leia também
Publicidade— Rogério Carvalho 🇧🇷🏴 (@SenadorRogerio) June 2, 2021
Publicidade
O deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) também foi um dos que convocaram ao panelaço:
PublicidadeO exterminador do futuro na TV às 20h30. Vamos dar nosso recado! #panelaço
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) June 2, 2021
No pronunciamento, que deve manter a tradição bolsonarista de ser curto – a média de duração tem sido de cinco minutos – a expectativa é de que o presidente anuncie medidas de combate à pandemia e o recebimento de mais doses da vacina da Pfizer.
O espaço deve ser utilizado por Bolsonaro como uma resposta aos trabalhos da CPI da Covid no Senado.
Nas últimas semanas, o governo se viu sob fogo direto dos senadores da comissão que afirmam já ter provas suficientes de que a ação do governo no combate à pandemia de covid-19 trouxe mais mortes que o necessário para o país.
> Vista a camiseta #avacinaéoimpeachment
> Lira cria comissão especial da reforma administrativa