Os partidos que fazem oposição ao presidente Jair Bolsonaro deverão pedir ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que mantenha com a Polícia Civil do Rio de Janeiro as investigações sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol) e de seu motorista, Anderson Gomes. O grupo se reúne na manhã desta quarta-feira (30) para avaliar uma reação conjunta à revelação de que um dos suspeitos do duplo homicídio foi autorizado, horas antes do crime, a entrar no condomínio Vivendas da Barra por alguém da casa onde morava o presidente Jair Bolsonaro. Segundo registros da Câmara, Bolsonaro estava em Brasília naquele 14 de março de 2018.
O líder do Psol na Câmara, Ivan Valente, disse ao Congresso em Foco que a oposição tentará se encontrar ainda hoje com Toffoli para pedir que o Supremo decline da investigação por causa da citação do nome do presidente. Valente também criticou a reação de Bolsonaro. Além de atacar a Rede Globo, autora da reportagem sobre o caso, e o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), ele afirmou que vai pedir ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, que determine que a Polícia Federal ouça o porteiro que citou seu nome.
Leia também
“A polícia do Rio deve aprofundar investigações. Eles têm as gravações. Vamos exigir esse aprofundamento em nome da verdade sobre o assassinato da Marielle. Estamos pedindo audiência com Toffoli para ele liberar a Polícia civil a continuar as apurações. Elas têm de continuar lá, porque trazer pra cá não tem muito sentido. Sabemos que tem uma questão legal porque o nome do presidente foi citado. Mas o presidente do STF pode despachar pela continuação da investigação no Rio”, defendeu o líder do Psol.
Ivan Valente também considera que Bolsonaro tenta intimidar o porteiro ao dizer que vai pedir a Moro que a Polícia Federal tome dele novo depoimento. “Bolsonaro está querendo botar a PF no caso. Isso não tem nada a ver. A Polícia Civil deve ter a gravação da conversa. Certamente na portaria haverá outros dados”, disse. Para ele, a reação de Bolsonaro foi “destrambelhada e desequilibrada”. “Escancarou um medo e uma irritação fora de parâmetros. O incômodo que ele sentiu com essa questão foi muito grande. Quem não deve não teme. As investigações vão mostrar o que houve”, afirmou o oposicionista.
Na avaliação do deputado, não faz sentido a afirmação do presidente de que o porteiro inventou a história para incriminá-lo.
“É uma denúncia muito grave. Acho que o porteiro era uma pessoa que estava apenas cumprindo seu dever. Não ia se meter numa confusão dessa, inventar uma história, como insinua Bolsonaro, e ficar uma carga enorme sobre ele. Apenas disse o que viu e ouviu. A pergunta que ele tem de responder, ao invés de botar Moro para intimidar o porteiro indevida e ilegalmente, é quem atendeu o telefone na casa 58”, disse Valente.
“Alguém atendeu o telefone, pelo jeito o porteiro pode ter confundido a voz. Alguém que não é simples empregado da casa. Alguém que sabia aonde estava indo o miliciano que pediu para ir à casa do presidente. É muito grave”, reforçou o líder do Psol.
O cerco está se fechando? aperta que ele geme!
“Quem não deve, não teme!”
Então porque o temor das investigações passarem para a PF?
Faz quase 2 anos de investigação e a Civil do Rio não chega nunca aos mandantes? Por quê? Reclamam da demora, mas temem que se concluam as investigações. O que temem?
Ivan Valente (VAGABUNDO), o Presidente no vídeo, ao contrário do que você c4ga pela boca, isenta o porteiro e não o incrimina.
Já está sendo divulgado o registro oficial, que é gravado no sistema do condomino, das ligações feitas entre a portaria e as casas do condomínio e não houve nenhuma ligação para a casa do Presidente no dia e horário citados. Apenas a ligação para a casa do ex-pm. Portanto ficará provado que o “papel manuscrito” que consta no inquérito foi “plantado”. Isso coloca até mesmo o delegado sob suspeita. Por isso o caso tem que ser federalizado, e os motivos foram dados já que citaram o Presidente.
AS VERDADEIRAS HIENAS ESTÃO FAMINTAS POR CARNIÇA, ESTÃO ATÉ SE JUNTANDO AS MATILHAS DO PSOL, DO PT, PCDOB, DO PSL, ENTRE OUTRAS. É MUITA VONTADE DE ATRAPALHAR O BRASIL . ESTE NOSSO CONGRESSO NACIONAL É UM VERDADEIRO ESGOTO CHEIO DE RATAZANAS TAMBÉM. É MUITO ÓDIO, TRAMAS, CONSPIRAÇÕES, TRAIÇÕES. NOSSA POLITICA É NOJENTA, SUJA, CORRUPTA. NUNCA PENSAM NO PAÍS.