Na nossa participação de hoje no Congresso em Foco, entrevistamos o ministro Paulo Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com foco no tema sobre o impacto da Agricultura Familiar na mesa do brasileiro.
Retomado em 2023, após ser extinto no governo de Jair Bolsonaro, o MDA tem encarado o desafio de dialogar com movimentos populares e de erradicar a fome focado nos pequenos produtores rurais, além da pecuária e pesca sustentáveis. Vamos conhecer os papéis dessa pasta e como, na gestão atual, a Agricultura Familiar e o Agronegócio estão se relacionando.
O MDA tem desenvolvido ações que facilitam os pequenos agricultores a terem acesso aos vários tipos de crédito, além de programas de compras diretas e institucionais como forma de incentivo. O ministro ainda fala em como acessar créditos de 0,5% de juros.
Outro ponto importante da conversa é a participação do Brasil no Grupo dos 20 (G-20). Desde abril deste ano, o país assumiu, pela primeira vez, a presidência do G20 e colocou na pauta de prioridades temas sociais como o combate à fome e à pobreza. De maneira inédita, o tema será incorporado em uma reunião do G-20. A Cúpula do G-20 se reunirá em novembro deste ano, no Rio de Janeiro, e caberá ao MDA apresentar de que forma os agricultores familiares têm causado impacto positivo no enfrentamento da fome, da pobreza, e das mudanças climáticas.
Leia também
Acompanhe nos links abaixo, no Spotify e Youtube, como, em quase dois anos, a pasta tem sido administrada pelo ministro Paulo Teixeira e outros destaques.
Assista:
Entrevista com Ministro Paulo Teixeira no Spotify
https://open.spotify.com/episode/2PWnyyN7vgd2fs4XWFNJhi?si=2qoDqTT8Q62OXUYhBXSW0Q
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para redacao@congressoemfoco.com.br.
Deixe um comentário