Seguindo sua viagem internacional pela Europa, o presidente Lula (PT) participou nesta terça-feira (25) do encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Espanha na cidade de Madrid, capital da Espanha. O chefe do Executivo chegou ao país europeu no final da manhã de hoje, após passar quatro dias em Portugal.
Em seu discurso, Lula destacou o resultado positivo de empresas espanholas no Brasil e afirmou desejar atrair novos investimentos para o país. “Há pouco ouvimos o relato de casos de sucesso de empresas espanholas no Brasil. Esse sucesso não é só medido pelos resultados financeiros ou pelos lucros que trazem a seus acionistas. É medido, sobretudo, pelo impacto positivo que trazem à sociedade por meio de emprego e renda”, afirmou.
Lula destacou que “a estabilidade política e o crescimento da economia brasileira voltarão a trazer excelente retorno às empresas espanholas”. O presidente relembrou dados de seus dois mandatos anteriores, afirmando que controlou a inflação, reduziu a dívida interna bruta do Produto Interno Bruto (PIB), quitou a dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e que, ao fim do mandato da ex-presidente Dilma Roussef (PT), haviam cerca de US$ 370 bilhões nos cofres brasileiros.
“As condições estão dadas para aprofundar ainda mais nossa cooperação econômico-comercial. Queremos atrair uma nova onda de investimentos espanhóis. O programa de investimentos em infraestrutura que lançarei em maio próximo trará oportunidades promissoras”, anunciou Lula.
O presidente afirmou que seguirá com estabilidade política e social e prometeu “fortalecer os marcos regulatórios necessários para que os parceiros do Brasil possam fazer negócios com toda a tranquilidade”.
“A relação do Brasil com a Espanha está chegando a 10 bilhões de dólares. É mais do que outros países, mas é pouco perto do que podemos fazer. Queremos atrair o capital produtivo espanhol para o Brasil”, concluiu.
PublicidadeLula segue na Espanha até esta quarta-feira (26), quando deverá com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e com o rei Filipe VI. O presidente brasileiro deverá fechar acordo bilaterais com o país europeu e discutir a criação do acordo entre Mercosul e União Europeia. Lula deverá embarcar de volta ao Brasil na noite da quarta-feira.