Depois de defender a participação da empresa chinesa Huawei no processo de licitação para construção da rede de internet 5G no Brasil, o vice-presidente Hamilton Mourão passou a ser criticado por bolsonaristas nas redes sociais.
Na segunda-feira (3), Mourão afirmou que “a Huawei tem capacidade acima de seus concorrentes” e que não teme retaliação dos EUA se o Brasil optar pela empresa chinesa na disputa pelo 5G.
Nesta terça (4), o nome do vice-presidente estava entre os assuntos mais comentados no Twitter, movimento que aconteceu pelas diversas críticas que recebeu de perfis de apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Além das críticas anônimas, alguns formuladores da comunicação bolsonarista se manifestaram sobre o assunto, entre eles apoiadores de Bolsonaro que tiveram as contas em redes sociais suspensas após ação do STF, mas criaram novos perfis para burlar a decisão judicial.
Quem precisa de um INIMIGO quando se tem um vice como esse?
PublicidadePublicidadeMourão diz que não teme retaliação dos EUA se Brasil escolher empresa chinesa na disputa pelo 5G | Jovem Pan https://t.co/VU3jT5vFEo
— Allan dos Santos (@allanldsantos) August 4, 2020
Publicidade
Querido General Mourão, pega o 5G da China e ENFIA NO CU, talkey?
— Sara Winter on Fire🔥 (@SaraWinter_) August 4, 2020
Um dos bolsonaristas mais fervorosos do Congresso, Otoni de Paula (PSC-RJ) também criticou as declarações do vice-presidente.
Com todo apreço e carinho que tenho pelo vice-presidente, a retaliação será nossa, não dos EUA. Parece que o governo não entendeu a dimensão da guerra. https://t.co/pPYZ3Cgvka
— Otoni de Paula (@OtoniDepFederal) August 4, 2020
Depois das declarações de Mourão sobre a tecnologia chinesa, é uma pena que o único que Bolsonaro não pode demitir seja o vice-presidente.
— Alexandre Alcatraz 🇧🇷🏳️🌈 (@aleealcatraz) August 4, 2020
Mourão deve estar de brincadeira, não é possível
— Carlos Cezar (@carloscezarcjr) August 4, 2020