O ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou nesta quinta-feira (2) que o Rio Grande do Sul vai receber R$ 55 milhões da pasta para a contenção de encostas nas regiões atingidas pelas chuvas. O anúncio dos projetos selecionados e viabilizados por verba do Novo PAC será feito na próxima semana.
Desde terça-feira (30), cerca de 134 municípios gaúchos têm sido assolados pelas fortes chuvas na região. Nesta quinta, o estado decretou calamidade pública. Segundo dados da Defesa Civil, até o momento há milhares de desabrigados, 21 desaparecidos e 13 mortos.
No último ano, o ministério também auxiliou na situação de calamidade no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, que também foi castigado por chuvas intensas. Desta vez, as obras de contenção de encostas e drenagem urbana visam mitigar os efeitos das chuvas, como deslizamentos.
Além da verba do Novo PAC para contenção de encostas e drenagem urbana, o Ministério das Cidades é contemplado no orçamento anual com R$ 639 milhões para gestão de riscos e de desastres naturais.
Antes do anúncio do ministro, o presidente Lula reforçou o compromisso do Executivo em reparar os danos causados pelas fortes chuvas. “O governo federal estará 100% à disposição do estado e do povo do Rio Grande do Sul para gente atender com material humano, trabalho, eficiência e com recurso, que eu sei que vai ser necessário para a gente reparar os prejuízos”.
O chefe do Executivo disse ainda que no primeiro momento, o foco deve ser o resgate das pessoas para só depois pensar em avaliar e mitigar os danos que atingiram os municípios.
Publicidade“No primeiro momento, a gente só tem que salvar vidas, só tem que cuidar das pessoas . No segundo momento, a gente vai ter que avaliar os danos e, a partir daí, começar a pensar em como encontrar o dinheiro para que a gente possa reparar esses danos. E eu quero dizer que não faltará, da parte do governo federal, ajuda para saúde, transportes e alimentos”, explicou o presidente.