As equipes do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e da deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) elaboraram um infográfico sobre a evolução da presença de militares em cargos do governo federal. Os dados vão desde janeiro de 2013 até setembro de 2020. Veja a íntegra no final do texto.
Pelas informações é possível notar que a presença de membros das Forças Armadas no Ministério da Saúde deu um salto com a nomeação do general Eduardo Pazuello para o comando da pasta. Em abril, último mês antes de Pazuello assumir o ministério, eles correspondiam a 2,7%. Já em setembro, com quatro meses da gestão de Pazuello, a presença passou a ser de 7,3%.
Esse é um gráfico animado que mostra a evolução da presença dos militares no Executivo. Na Presidência, o contingente saltou, de 2013 a 2020, de 2,6% para 15,1% do total de comissionados. Esse foi um trabalho incrível que a minha equipe e a do @Sen_Alessandro fizeram. pic.twitter.com/kojwL46PBf
Leia também
— Tabata Amaral 🇧🇷 (@tabataamaralsp) February 6, 2021
A Presidência da República é setor do governo com a maior presença de militares, com 15,1% do total. A pasta com a maior presença é o Ministério de Minas e Energia (10,8%), comandado pelo almirante Bento Albuquerque. O Ministério da Defesa não foi contabilizado. Os dados são do Portal da Transparência.
Famosa boquinha
A turma do pijama do Exército brasileiro esta sendo acomodada no governo Bolsonaro sargento Garcia.
https://uploads.disquscdn.com/images/5742d949cb08f8458ecfcc1be4d45323a55f239fee8d8f734acef07e9258a5c0.jpg
nossa, achei que era uns 80 %. Então é bem pouco
São 7,3% demais!
O MINISTÉRIO DA SAUDE ESTÁ CERTISSIMO, SE FOSSE PRA COLOCAR LADRÃO TERIAMOS ELEGIDO O HADDAD
Aí aumentaria em 200% o número de sindicalistas no governo.
Sindicalistas, historiadores, sociólogos, antropólogos e etc.
“elegido” meu deus…
FOI O EXÉRCITO QUE VACINOU massissamente toda classe médica e odontológica de PORTO ALEGRE hoje nas sedes do Conselho Regional, do Sindicato e da Associação Médica do RS. Parabéns aos enfermeiros militares.
Pesquisa falha por falta de outros dados. Tem que separar os cargos comissionados por percentual de ativos e por percentual de inativos. Cargo comissionado é de livre escolha (é de confiança, estando, portanto, de acordo com a Lei). Até no Congresso há esses cargos. Os militares ativos são “emprestados” pelo Ministério da Defesa a outros Ministérios. Como exemplo, há médicos do Exército Brasileiro atuando exclusivamente no Ministério da Saúde, seja no Amazonas ou em outros Estados auxiliando no combate à pandemia. É um serviço público importante. E só para lembrar: seja militar ou civil, fazemos parte de uma única sociedade (brasileira). Não entendo essa ênfase em dividir os cidadãos brasileiros com denominações específicas. E se o militar ou civil for incompetente para função comissionada, a saída é muito simples: exoneração do cargo. Sds.
?????
Perfeita sua colocação.
O serviços dos militares estão decepcionando muito, são uma péssima propaganda para a Força!
2018, enquanto a campanha de Bolsonaro crescia e era ridicularizada por seus oponentes, o povo ia as portas dos quartéis pedir a volta dos militares, resultado, um Capitão e um General foram eleitos, com 57 milhões de votos, esta foi a vontade soberana do sufrágio, o povo assim o quis, na infraestrutura é inegável a competência, na saúde, nem se fala mais em Mandetta e Teich, Pazzuelo ocupou excelentemente o cargo, ah mas são mais de 200 mil mortos, mas, também são mais de 8 milhões de recuperados, a presença dos militares é a resposta do povo, aos terroristas que estavam no poder, se eles tiveram seu tempo e o aproveitaram para roubar, a contrapartida é militares cumprindo a missão de restaurar o Brasil, aprovamos isso, e vamos continuar até 2026 pelo menos.
Os militares estão decepcionando muito, muito mesmo!
KKKKKKKKKKKKK E a terra é plana…. assim diz o filosofo (?) da Virginia que se diz patriota mas nao sai dos EUA kkkkkkk filosofo? filosofo é Kant, Socrates, Aristoteles…. esse é um me r …a que obra importante publicou? e os milicos aqui fazem a festa mamando nas tetas do governo… saiu PT entrou outro igual so mudou de lado tudo continua a mesma kkkkkk
??????