O presidente Lula (PT) viaja nesta segunda-feira (20) para o litoral norte de São Paulo. A região foi atingida por fortes chuvas e desabamentos nos últimos dois dias. Ao menos 36 pessoas morreram na cidade de São Sebastião, enquanto uma criança morreu em Ubatuba.
Lula estava na Bahia para aproveitar o feriado de Carnaval, mas cancelou a folga para acompanhar os trabalhos na região. A previsão é de que o presidente chegue por volta das 10h a São José dos Campos e sobrevoe a região acompanhado por ministros de Estado.
Às 10h30, Lula se reunirá com lideranças e autoridades locais, no Teatro Municipal de São Sebastião. A cidade foi uma das mais atingidas pelos temporais e teve o reconhecimento do estado de emergência decretado nesse domingo (19). Segundo a Defesa Civil de São Paulo, o volume de chuva na cidade nas últimas 24 horas foi o dobro da média esperada para o mês.
No Twitter, o presidente afirmou que entrou em contato com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), para tratar da situação de emergência.
Leia também
“Todo o governo federal, através da Defesa Civil e das Forças Armadas, estão à disposição e atuando para ajudar no que for necessário e somar esforços ao governo de São Paulo e prefeituras no auxílio às vítimas”, afirmou Lula.
O presidente também afirmou que reunirá “todos os níveis de governo” para atender feridos, buscar desaparecidos, restabelecer as rodovias, ligações de energia e telecomunicações na região. “Meus sentimentos às famílias que perderam pessoas queridas nesta tragédia”, concluiu Lula.
PublicidadeVamos reunir todos os níveis de governo e, com a solidariedade da sociedade, atender feridos, buscar desaparecidos, restabelecer as rodovias, ligações de energia e telecomunicações na região. Meus sentimentos às famílias que perderam pessoas queridas nesta tragédia.
— Lula (@LulaOficial) February 19, 2023