De volta ao Brasil após sua primeira viagem aos Estados Unidos após sua posse, o presidente Lula começa a semana, nesta segunda-feira (13), com agenda cheia. Além de reuniões com ministros, o presidente receberá o empresário Abílio Diniz e participará das comemorações dos 43 anos do Partido dos Trabalhadores, em Brasília. Lula também terá audiência com o novo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o presidente da Shell.
A conversa com Abílio Diniz, presidente do Conselho de Administração da Península Participações, está prevista para as 15h no Palácio do Planalto. Este será o primeiro encontro dos dois após a eleição. Após a vitória de Lula, Diniz declarou que não havia motivo para o mercado se preocupar com o petista. Segundo ele, o petista aprendeu com erros do passado e não os repetirá.
“Não há nenhuma razão para ter pânico nesse momento. O Lula sempre falou que ele vai olhar para o social. Agora, ele é uma pessoa que sabe, ele teve oito anos bons de governo, ele sabe as dificuldades que nós temos, sabe que não podemos gastar demais, sabe que isso vai gerar uma inflação muito grande”, declarou o empresário em entrevista à CNN em novembro.
Leia também
Às 16h, logo após o encontro com Abílio Diniz, Lula se reunirá com Jean Paul Prates e o presidente mundial da Shell, Wael Sawan. Em seguida, o presidente receberá o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em conversa da qual Jean Paul também participará.
A semana de trabalho de Lula começa às 9h desta segunda-feira com audiência com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta. Às 9h30, o presidente se reúne com o advogado-geral da União, Jorge Messias.
Já às 11h, Lula assina, durante cerimônia, decretos de recriação do Programa Pró-catador e de revisão do Programa Recicla+. Segundo o governo, os dois decretos para promover o protagonismo dos catadores no processo de reaproveitamento de materiais recicláveis e reutilizáveis no Brasil. Os atos também permitem uma mudança no modelo atual de economia circular e logística reversa do país.
PublicidadeO primeiro decreto institui o Programa Diogo Sant’ana Pró-Catadoras e Catadores para a Reciclagem Popular, recriação do antigo Programa Pró-Catador, extinto pelo governo passado. O segundo decreto cria três novos instrumentos: o Certificado de Crédito de Reciclagem; o Certificado de Estruturação e Reciclagem de Embalagens em Geral; e o Crédito de Massa Futura. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, deve participar do evento.
O último compromisso do presidente no dia será às 19h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, durante o ato de comemoração dos 43 anos do PT. A presença de Lula é o auge do evento, que começou nesse domingo (12).