O presidente Lula (PT) passou por exames neste sábado (13) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo boletim médico, os exames foram de rotina e a saúde do chefe do Executivo não apresentou nenhuma alteração.
“O paciente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo na data de hoje para realização de exames de rotina, que não mostraram alterações. Durante a permanência foi acompanhado pela Dra. Ana Helena Germoglio e Prof. Dr. Roberto Kalil Filho”, diz o boletim médico divulgado na tarde deste sábado (13).
Lula tem 78 anos. No final de setembro de 2023, o presidente passou por uma cirurgia no quadril. A artroplastia total de quadril, procedimento em que é introduzida uma prótese de metal dentro do fêmur e a parte que conecta o osso à bacia é removida e substituída por outra prótese de metal foi realizada sem preocupações.
Leia também
Além do procedimento ortopédico, Lula passou por uma blefaroplastia, que consiste na remoção do excesso de pele na região da pálpebra.
Depois das cirurgias, o presidente passou por fisioterapia e exercícios específicos para reabilitação. Antes da operação no quadril, Lula queixava-se frequentemente de dores na região. Desde o procedimento, o presidente não fez comentários sobre problemas de saúde.
Lula viajou para São Paulo na tarde de sexta-feira (12). Não há compromissos oficiais em sua agenda. O presidente deve retornar para Brasília para uma reunião com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, na manhã de segunda-feira (15), no Palácio do Itamaraty.
Os chefes dos Executivos devem discutir as tarifas em vigor para a energia gerada na hidrelétrica binacional de Itaipu. O Paraguai quer aumentar as tarifas. As taxas são reavaliadas anualmente. Agora, a questão deu origem a um impasse entre as diretorias brasileira e paraguaia de Itaipu.