O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ofereceu ao União Brasil, partido que tem como integrantes o senador Sérgio Moro (PR) e o governador Ronaldo Caiado (GO), o comando do Ministério da Integração Nacional. A ideia inicial é que o ministério fique com o deputado Elmar Nascimento (União-BA), que foi relator da PEC da Transição na Câmara dos Deputados e é o líder do partido.
De acordo com o jornal O Globo, o União Brasil negocia outro ministério que pode ficar com o ex-presidente do Senado Davi Alcolumbre (União-AP). O senador tem interesse no Ministério das Cidades, mas a pasta deve ficar com o MDB. Na última quinta-feira (22), Lula teve uma reunião com os líderes do União na Câmara e no Senado.
Leia também
O União Brasil possui quadros que tradicionalmente construíram suas carreiras na direita e em oposição ao PT. O partido nasceu da fusão entre os extintos PSL e Democratas. Atualmente, a tendência é que o partido apoie o acordo com o novo governo. Integrantes da legenda ouvidos pelo Congresso em Foco argumentaram que a legenda deve assumir a forma do “antigo PMDB”, tendo quadros no governo e outros na oposição.