O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai a São Paulo neste domingo (4) para fazer um novo exame da situação de sua laringe antes de retomar sua atividade no gabinete de transição para o novo governo. Na coletiva de imprensa da última sexta-feira (02), Lula havia explicado que será uma revisão de como está sua recuperação após o procedimento realizado em novembro, logo antes de sua viagem ao Egito, quando removeu uma lesão branca de sua prega vocal esquerda.
Mesmo antes da revisão, Lula conta ter passado por uma análise prévia de sua fonoaudióloga, que o atendeu por videochamada e informou estar observando melhora em sua garganta. Desde o procedimento, passou a ter apenas duas restrições: sua recuperação exige que engula água mais devagar, e evite falar. Essa última restrição, porém, não vem sendo obedecida.
“Tem pessoas que fizeram a mesma cirurgia e ficaram um mês sem falar. Eu não fiquei um dia sem falar. Eu acho que tenho ajuda divina de estar me curando. (…) Eu vou ficar bem. Eu preciso da minha voz para governar esse país”, declarou.
A voz de Lula vem recebendo atenção especial de sua equipe médica desde 2011, quando começou a tratar um câncer de laringe. Apesar dos exames apontarem quadro estável, sua garganta ficou sensibilizada, apresentando complicações em episódios de esforço excessivo. Ao longo de sua campanha eleitoral, o até então candidato apresentou diversos momentos de rouquidão, e precisou se ausentar do público em alguns momentos para descansar a voz.