O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente Lula se reúnem às 17h desta quarta-feira (27) no Palácio do Planalto com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). No encontro, o governo vai apresentar o pacote de corte de gastos cuja divulgação se arrasta por semanas. A previsão é de que em seguida, às 18h, os líderes da Câmara se encontrem para entender o detalhamento das ações.
Haddad, que já anunciou no X (antigo Twitter) um pronunciamento em rede nacional às 20h30, deve se reunir com os líderes do Senado na quinta (28), como antecipou o Congresso em Foco. O Planalto deve enviar um projeto de lei complementar (PLP) e uma proposta de emenda à Constituição (PEC) com as medidas que precisam do aval do Congresso.
Dentre as medidas estariam a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem recebe até R$ 5 mil, uma das propostas de campanha do presidente Lula, como noticiou o jornal O Globo. A ideia seria compensar uma série de cortes sociais previstos no pacote
Leia também
Algumas das medidas ventiladas pela Fazenda são a redução de supersalários no funcionalismo público, mudanças no Auxílio Gás, alterações no Benefício de Prestação Continuada (BPC), na política de reajuste do salário mínimo e nas aposentadorias de militares.