Em seus primeiros cem dias, o governo Lula cumpriu ao menos um terço das promessas de campanha eleitoral. Segundo levantamento do portal G1, das 36 promessas analisadas, 13 foram cumpridas integralmente e quatro parcialmente. Outras 14 não foram atingidas e cinco ainda não podem ser avaliadas.
Dos 13 compromissos alcançados, quatro são administrativos: as recriações dos ministérios da Previdência Social, da Cultura, da Pesca e dos Povos Indígenas.
Outras duas promessas estão ligadas à área social: a manutenção do Bolsa Família em R$ 600 mais o adicional de R$ 150 por filho, e a ampliação da política de cotas raciais, com a assinatura de um decreto que amplia o percentual das vagas destinadas a pessoas negras no poder público.
Na área da educação, a promessa de aumentar verba da merenda escolar foi cumprida por meio do reajuste dos valores per capita do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Na saúde, um dos compromissos efetivados foi a reativação do Mais Médicos, relançado com o objetivo de expandir o número de profissionais de 13 mil para 28 mil.
Leia também
Entre as promessas ainda não cumpridas estão a criação do Ministério de Segurança Pública, o fim do orçamento secreto e a adoção de um orçamento participativo e a instituição de um programa de recuperação de aprendizagem pós-pandemia.
Esta é a primeira avaliação que o G1 faz das promessas de campanha de Lula durante os quatro anos de mandato. A ideia é medir até 2026 se o presidente cumpriu o que prometeu na campanha para ser eleito.
Publicidade