O presidente eleito Lula fez do seu discurso de diplomação, nesta segunda-feira (12), uma ode à democracia. A palavra, repetida 21 vezes, foi a mais citada em seu pronunciamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (veja a íntegra). Em outras quatro oportunidades ele usou os termos “democrático” e “democrática”. O substantivo “país” foi lembrado em 12 ocasiões. “Brasil”, “brasileiro”, “diploma” e “história” empataram na terceira colocação, com seis menções cada.
“Quero dizer que muito mais que a cerimônia de diplomação de um presidente eleito, esta é a celebração da democracia”, disse o presidente eleito a respeito do ato que encerrou o processo eleitoral. Com o diploma em mãos, Lula e seu vice, Geraldo Alckmin, estão prontos para assumir no dia primeiro de janeiro de 2022. Veja, na imagem acima, a nuvem das palavras usadas pelo petista na diplomação. Segundo ele, poucas vezes a democracia esteve tão ameaçada no Brasil.
Abaixo, as 21 vezes em que Lula citou a palavra democracia em seu discurso:
Leia também
“Quero que vocês saibam que esse diploma que recebi não é o diploma do Lula presidente, é a diplomação de uma parcela significativa do povo que reconquistou o direito de viver em democracia neste país. Vocês ganharam esse diploma.”
“Eu sei o quanto custou não apenas a mim, o quanto custou ao povo brasileiro essa espera para que a gente pudesse reconquistar a democracia neste país.”
“Quero dizer que muito mais que a cerimônia de diplomação de um presidente eleito, esta é a celebração da democracia.”
“Poucas vezes na história recente deste país a democracia esteve tão ameaçada.”
“A democracia não nasce por geração espontânea. Ela precisa ser semeada, cultivada, cuidada com muito carinho por cada um, a cada dia, para que a colheita seja generosa para todos.”
“Mas além de semeada, cultivada e cuidada com muito carinho, a democracia precisa ser todos os dias defendida daqueles que tentam, a qualquer custo, sujeitá-la a seus interesses financeiros e ambições de poder.”
“Além da sabedoria do povo brasileiro, que escolheu o amor em vez do ódio, a verdade em vez da mentira e a democracia em vez do arbítrio, quero destacar a coragem do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, que enfrentaram toda sorte de ofensas, ameaças e agressões para fazer valer a soberania do voto popular.”
“Cumprimento cada ministro e cada ministra do STF e do TSE pela firmeza na defesa da democracia e da lisura do processo eleitoral nesses tempos tão difíceis.”
“Os inimigos da democracia lançaram dúvidas sobre as urnas eletrônicas, cuja confiabilidade é reconhecida em todo o mundo.”
“Eles semearam a mentira e o ódio, e o país colheu uma violência política que só se viu nas páginas mais tristes da nossa história. E no entanto, a democracia venceu.”
“Tenho consciência de que essa frente se formou em torno de um firme compromisso: a defesa da democracia, que é a origem da minha luta e o destino do Brasil.”
“Mas as ameaças à democracia que enfrentamos e ainda haveremos de enfrentar não são características exclusivas de nosso país.”
“A democracia enfrenta um imenso desafio ao redor do planeta, talvez maior do que no período da Segunda Guerra Mundial.”
“Na América Latina, na Europa e nos Estados Unidos, os inimigos da democracia se organizam e se movimentam.”
“A máquina de ataques à democracia não tem pátria nem fronteiras.”
“Nossa missão é fortalecer a democracia – entre nós, no Brasil, e em nossas relações multilaterais.”
“Democracia, por definição, é o governo do povo, por meio da eleição de seus representantes. Mas precisamos ir além dos dicionários. O povo quer mais do que simplesmente eleger seus representantes, o povo quer participação ativa nas decisões de governo.”
“É preciso entender que democracia é muito mais do que o direito de se manifestar livremente contra a fome, o desemprego, a falta de saúde, educação, segurança, moradia.”
“Democracia é ter alimentação de qualidade, é ter emprego, saúde, educação, segurança, moradia.”
“Quanto maior a participação popular, maior o entendimento da necessidade de defender a democracia daqueles que se valem dela como atalho para chegar ao poder e instaurar o autoritarismo.”
“A democracia só tem sentido, e será defendida pelo povo, na medida em que promover, de fato, a igualdade de direitos e oportunidades para todos e todas, independentemente de classe social, cor, crença religiosa ou orientação sexual.”
Lula lembra prisão, chora, cita Deus e exalta democracia ao ser diplomado
Autores de ataques antidemocráticos serão responsabilizados, diz Moraes