O presidente Lula cancelou a viagem que faria nesta semana para o Chile por causa da tragédia provocada pelas chuvas no Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada nesta manhã pelo Itamaraty.
“A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Chile, inicialmente prevista para os dias 17 e 18 deste mês, foi adiada pela necessidade de acompanhamento da situação das enchentes no Rio Grande do Sul e de coordenação no atendimento à população afetada e nas tarefas de reconstrução. Novas datas para a visita, e também para o briefing a respeito da agenda da viagem, serão comunicadas oportunamente”, diz a nota do Ministério das Relações Exteriores.
Os governos brasileiro e chileno vão discutir nova data para a visita, que contaria com a presença de 400 empresários num evento organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
O presidente Lula pode voltar ao Sul esta semana. Pelo menos 145 pessoas morreram devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul, de acordo com o último boletim divulgado pelas autoridades locais nesse domingo (12). Há 132 pessoas desaparecidas e 806 feridas. O estado está em alerta para uma piora das condições meteorológicas no início desta semana.