O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, anunciou nesta terça-feira (4) que testou positivo para a covid-19. O ministro apresenta sintomas leves e está sob acompanhamento médico. Jorge não interrompeu a agenda e está trabalhando remotamente.
Informo que, após fazer o teste RT-PCR para detectar possível presença do vírus da Covid-19, meu resultado foi positivo. Estou em isolamento desde hoje (4) e cumpro agenda de forma remota. Apresento sintomas leves e sigo sob acompanhamento médico.
— Jorge de Oliveira Francisco (@jorgeofco) August 4, 2020
Na última segunda-feira (3) o ministro-chefe da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto, também recebeu a confirmação de que testou positivo para a covid-19. No total oito ministros foram diagnosticados com a doença. Os demais são: Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); Bento Albuquerque, do Ministério de Minas e Energia (MME); Onyx Lorenzoni, do Ministério da Cidadania; Milton Ribeiro, do Ministério da Educação; Marcos Pontes, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações; e Wagner Rosário, da Controladoria-Geral da União (CGU).
Segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República, desde o início da pandemia até o dia 4 de agosto, 178 servidores da Presidência foram diagnosticados com covid-19, o que representa 5,2% do total de 3.400 funcionários. O ministério informou que 147 servidores já foram curados e o restante está em tratamento.
Os ministros com sintomas leves da doença, seguem trabalhando remotamente. Na manhã desta terça-feira (4), o presidente Jair Bolsonaro promoveu a primeira reunião ministerial após ter sido diagnosticado com a doença. Braga Netto, Wagner Rosário, Onyx Lorenzoni e Milton Ribeiro, participaram de forma remota.