Após uma semana de intensa pressão pela saída de Ernesto Araújo do posto de ministro das Relações Exteriores, congressistas comentaram o pedido de demissão do chanceler anunciado no fim da manhã desta segunda-feira (29).
O senador Jean Paul Prates (PT-RN), líder da minoria no Senado, casa que capitaneou a insurgência contra o ministro, diz que Ernesto “é o bode que colocaram na sala para que outros não paguem o pecado a ser expiado”.
“A fritura do ministro das Relações Exteriores é evidente. Ele foi escalado como culpado da hora pelo atraso e ausência de vacinas no país. Que Araújo é uma catástrofe diplomática, ninguém nega. Mas ele é o bode que colocaram na sala para que outros não paguem o pecado a ser expiado. Se o Brasil não tem vacinas, o responsável é Bolsonaro. Foi ele quem sabotou a negociação das vacinas com países produtores e laboratórios. Foi o seu negacionismo que ignorou a primeira oferta da Pfizer, que recusou e criticou a compra da Coronavac e fez discursos irresponsáveis contra a vacinação”, disse.
🔴 Ernesto pediu demissão!
O ministro mais atrapalhou do que ajudou: foram decisões erradas todos os dias. Uma das piores foi brigar com o mundo, acabar com a nossa reputação e, com isso, colocar o Brasil em último na fila da vacina. Estamos de olho no próximo chanceler!PublicidadePublicidade— Alessandro Molon 🇧🇷 (@alessandromolon) March 29, 2021
Ernesto Araújo pede demissão. Já vai tarde.
O ministro foi um desastre para as relações exteriores, isolou o Brasil, um pária internacional, até vacina ele boicotou, agora falta cair o chefe. #ForaBolsonaro— Ivan Valente (@IvanValente) March 29, 2021
Vai tarde, Ernesto Araújo.
— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) March 29, 2021
Poucas pessoas foram tão desqualificadas para comandar o Itamaraty como Ernesto Araújo. A sua passagem por lá foi patética e marcada pela destruição de um legado de décadas construído pela diplomacia brasileira em política externa. É mais um que já vai tarde.
— Humberto Costa (@senadorhumberto) March 29, 2021
URGENTE!
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo,pediu demissão do cargo.
Mas a mudança de Ministros não significa mudança na condução da política.
Foi assim na troca do Weintraub e Pazuello.
Enquanto não trocarmos o Presidente, estaremos trocando seis por meia dúzia.— Danilo Cabral🚩🇧🇷 (@danilocabral__) March 29, 2021
Ernesto Araújo pedir demissão do @ItamaratyGovBr é a maior contribuição que ele deu ao Brasil em toda a sua vida.
Mas é pouco. A cadeia é o lugar dele. É um dos principais responsáveis pelos crimes de lesa-humanidade do governo Bolsonaro contra a população brasileira.
— Deputado Alencar (@AlencarBraga13) March 29, 2021