Um homem atirou um balde com 18 litros de tinta vermelha em frente ao Palácio do Planalto, na direção da rampa usada por autoridades em eventos oficiais, na manhã desta segunda-feira (8).
A tinta foi jogada de um carro em movimento, que em seguida foi alcançado pela segurança do Palácio e entregue à polícia. Segundo o portal G1, funcionários da limpeza foram acionados para remover a tinta. O presidente Jair Bolsonaro estava no prédio no momento do ato.
> Presidente do BB defende privatização frente a “amarras do setor público”
O Palácio do Planalto é a sede do governo federal e local de trabalho do presidente da República. O edifício faz parte do conjunto arquitetônico da capital federal, considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como patrimônio da humanidade, e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
No último domingo, Brasília e diversas capitais foram palco para manifestações contrárias ao governo Bolsonaro. Os grupos favoráveis à democracia trazem na sua pauta reivindicações contra a condução da crise de coronavírus pelo governo federal.
Leia também
Em nota, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) explicou que a tinta foi removida e classificou o ato como vandalismo. A nota ressalta que a conservação do patrimônio histórico deve ser de interesse público.
Veja a íntegra da nota do GSI:
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República informa que, na manhã desta segunda-feira (8), o Palácio do Planalto foi vítima de um ato de vandalismo, quando um indivíduo lançou tinta na rampa do prédio.
O Palácio do Planalto é um bem público, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo o órgão, constituem patrimônio histórico elementos “cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico”.
Após ser detido pela equipe de segurança do Planalto, o responsável pelo ato foi entregue às autoridades policiais, para adoção das medidas legais cabíveis. O material jogado sobre a rampa já foi removido.
atenciosamente,
Assessoria de Comunicação Social do GSI
Brasília, DF, 08 de junho de 2020
> Câmara vota corte de recursos para o Sistema S. Veja pauta da semana