O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), anunciou nesta sexta-feira (30) as duas mulheres que comandarão os bancos estatais no novo governo do presidente eleito Lula (PT). Rita Serrano assumirá a presidência da Caixa Econômica Federal, enquanto Taciana Medeiros ficará com o Banco do Brasil.
No anúncio, Haddad destacou que as duas estão “alinhadas ao plano do governo” petista. “Sabem dos desafios que foram colocados em relação ao sistema de crédito do Brasil. É uma agenda muito desafiadora e estão bastante animadas com as tarefas que foram designadas pelo presidente da República”, afirmou.
Ele elogiou as indicadas e destacou que a Fazenda trabalhará em conjunto com os bancos estatais para “colocar à disposição da população aquilo que foi compromisso de campanha, sobretudo, o que diz respeito ao crédito”.
As indicadas
Tarciana Medeiros é servidora do Banco do Brasil desde 2000, atuando como gerente executiva desde 2019. Será a primeira mulher a assumir a presidência do banco desde a fundação, em 1808. É pós-graduada em administração e negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Leia também
Maria Rita Serrano é servidora da Caixa Econômica Federal desde 1989. Em 2014 foi eleita conselheira pelos empregados no Conselho de Administração da Caixa, função que ocupa até hoje. Recentemente, passou a coordenar o comitê nacional em defesa das empresas públicas. É mestre em administração pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS).
Ela assumirá após a gestão da economista Daniella Marques, indicada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para presidir a Caixa após as denúncias de assédio sexual contra funcionárias praticadas pelo então presidente do banco, Pedro Guimarães.
PublicidadeAo anunciar a última leva de ministros nessa quinta-feira (29), Lula adiantou que indicaria mulheres para comandar os dois bancos. “Nós vamos ter uma mulher presidente da Caixa e outra presidente do Banco do Brasil. O Banco do Brasil tem 200 anos, nunca se pensou, nem de perto, de ter uma mulher na presidência. Vamos provar que uma mulher pode ser melhor que muitos homens que dirigiram aquele Banco do Brasil”, afirmou o presidente eleito.