O governo federal liberou na última semana cerca de R$ 9 bilhões em emendas parlamentares, chegando a um valor de R$ 30 bilhões em 2024. A promessa era de pagar 60% das emendas parlamentares anuais ainda no primeiro semestre, um acordo firmado com deputados e senadores, de acordo com informações do blog de Larissa Rodrigues, da CNN.
O Palácio do Planalto havia confirmado ao Congresso Nacional que pagaria o valor até a última sexta-feira (5), prazo dado pela legislação eleitoral para repasses antes das eleições de outubro.
O valor pode ser considerado um recorde de emendas pagas em um semestre. As emendas são um dos principais meios do governo para facilitar a aprovação de projetos no Legislativo, o pagamento desse valor anima os parlamentares que estão concentrados nas candidaturas de seus aliados para as eleições deste ano.
Algumas outras situações tornam o momento delicado no Planalto na liberação desse montante, já que, na Câmara dos Deputados, a pauta prioritária para a regulamentação da reforma tributária pode ser aprovada ainda esta semana.