O governo federal anunciou na manhã desta quinta-feira (25) que vai publicar uma Medida Provisória (MP) para reduzir os impostos com o objetivo de reduzir os preços de carros que custam até R$ 120 mil. A medida foi anunciada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Congresso e Serviços, Geraldo Alckmin, que também acumula o cargo de vice-presidente da República.
De acordo com Alckmin, a queda de imposto vai variar de 1,5% a 10,79%, considerando-se uma série de critérios: preço final do veículo (carros vendidos a preços mais baixos terão mais isenção), impacto ambiental (veículos menos poluentes serão mais beneficiados pela medida) e produção nacional (desconto será mais alto para carros com mais peças e acessórios produzidos no Brasil).
A ideia é reduzir o preço dos veículos, além de estimular a produção de veículos com maior eficiência energética e que beneficiem a indústria nacional. Não há mudança para veículos que custam mais de R$ 120 mil.
A Fazenda dará um parecer em até 15 dias para estudar a medida. A Medida Provisória deve sair pouco depois disso.
Alckmin diz que o desconto final no preço dos veículos deve ser ainda mais alto, porque o governo pretende passar a permitir a venda de automóveis diretamente para pessoas físicas. Hoje, isso só é permitido a empresas. Com a venda direta a consumidores, desconta-se fatores como o lucro das concessionárias do preço final do veículos.